Integração BIM+GIS para Projetos de Infraestrutura

O vídeo abaixo apresenta o programa Infraworks 2014. Trata-se de um programa que procura unir as plataformas BIM e GIS para a elaboração de Projetos de Infraestrutura.

Como Analista de Infraestrutura, acredito que se trata de uma ótima oportunidade para integração de Projetos dos vários Ministérios por onde estamos espalhados. O DNIT e o Exército já começaram a migrar para esta junção e acredito que os demais órgãos do governo e demais Ministérios e Secretarias não podem fugir a essa convergência.

Queria propor, sem querer sair do chão, que nós Analistas de Infraestrutura e demais cargos envolvidos com a infraestrutura do país, aos poucos, plantássemos essa semente, essa integração BIM+GIS, para que os órgãos do Governo Federal e demais órgãos de todas as esferas de governo também adotassem ferramentas nesse sentido de maneira a melhor gerirmos e melhor analisarmos a implantação dos projetos de infraestrutura que passam e vão continuar passando pelas nossas mãos.

Sei que somos poucos e que isso não vai acontecer a curto prazo, mas é inevitável que o futuro de todos nós, engenheiros e analistas de infraestrutura, caminha invariavelmente nesse sentido.

O planejamento de obras de infraestrutura com a adoção das tecnologias mais recentes, como o BIM e o GIS, por exemplo, levam a uma construção melhor planejada em todos os seus aspectos. Sabe-se que uma obra exige a participação de diversas disciplinas da engenharia, arquitetura, geotecnia etc. Dessa forma, há a necessidade de que todas estas disciplinas trabalhem juntas em uma única plataforma onde se possa avaliar a interferência que cada uma delas exerce nas outras, prevendo e solucionando possíveis problemas gerados por estas inferências, antes mesmo do início da obra. Reduzindo, assim, possíveis atrasos para solucionar tais problemas detectados atualmente apenas durante a execução obra.

Portanto, gostaria de deixar aqui a minha vontade de ver TODOS os projetos de infraestrutura, de todas as esferas de governo, estarem integrados e utilizando esta tecnologia ou uma similar tão boa quanto ou melhor.

Eng. Ednilson Oliveira Ferreira
Analista de Infraestrutura do MPOG
Secretaria de Portos/PR
Anúncios