IOP – Primeiro Ano 2014-2015

No dia 29/10/2015 o Instituto de Obras Públicas (IOP) completou seu primeiro ano de fundação. Começamos a engatinhar! De 29/10/2014 até hoje muita coisa aconteceu no País. A crise se agravou, obras foram iniciadas, paralisadas e atrasadas…

Em 2014 tivemos um ano já conturbado, sobretudo na condução das obras públicas. Isso levou à preocupação dos servidores públicos, responsáveis por conduzir e implantar as obras financiadas com recursos públicos, com essa situação e buscou-se um lugar de discussão de ideias e ideais para tentar melhorar este quadro. Assim nasceu o Instituto de Obras Públicas – IOP. Mais informações sobre a Assembleia de Fundação do IOP.

Ao longo deste primeiro ano de fundação, o IOP realizou diversas reuniões com pessoas da Administração Pública que lidam com obras públicas de infraestrutura. O aceite e apoio aos ideais e ideias do IOP foi unânime! Isso reflete a necessidade de melhoria do Estado para implantação deste tipo de investimento.

Foram lançadas ao público iniciativas inovadoras como, por exemplo, a IOPédia (http://www.iopedia.org/), a enciclopédia das obras públicas. Plataforma de desenvolvimento colaborativo que pretende consolidar orientações técnicas e gerenciais associadas ao planejamento contratação e fiscalização de projetos e obras financiados com recursos públicos. Esta ideia visa tampar uma lacuna da Administração Pública. A falta de diretrizes, normatização e padronização, devidamente disponibilizadas ao público e aos funcionários públicos que lidam com este assunto, tem resultado em uma dispersão e descontrole na condução regrada, eficiente e transparente das obras públicas.

Mas o IOP não parou por aí. Estamos articulando com membros da Administração Pública a criação de um Curso de Especialização em Gestão de Obras Públicas. A Escola Nacional de Administração Pública vem sendo contatada pelo IOP nesse sentido. A proposta sugerida pelo IOP está baseada nos casos de curso existente em diversas instituições renomadas munda afora. Maiores detalhes podem ser conferidos no link http://iop-blog.org/2015/04/13/iop-e-enap-discutem-sobre-a-criacao-de-pos-graduacao-em-gestao-publica-voltada-para-obras-publicas/.

A necessidade de difusão do conhecimento adquirido, as experiências com a implantação das obras do PAC, os entendimentos emitidos por órgãos de controle, o constante atraso e paralisações de obras públicas por razões quase sempre repetidas, a falta de padronização e normatização de procedimentos administrativos voltados a obras públicas, tudo isso vem demonstrar a necessidade de se rever este processo e de se capacitar os servidores públicos que lidam com obras públicas para que os mesmos possam realizar seus trabalhos com o preparo e a eficiência esperado pela população brasileira.

Outras iniciativas foram tomadas. Acompanhe em nosso site www.iop.org.br e pelo nosso blog http://iop-blog.org/. Estamos ainda no Facebook: https://www.facebook.com/institutodeobraspublicas/?fref=ts.

O IOP está apenas iniciando suas atividades. Muitas outras iniciativas hão de ser logradas pelo Instituto e nós contamos com a colaboração e difusão das nossas ideias e ideais pelos seus integrantes e admiradores. Junte-se a nós e, juntos, vamos melhorar a capacidade do Estado em planejar, contratar, implantar e fiscalizar obras públicas!

Parabéns ao Instituto de Obras Públicas! Pra frente e avante!

Anúncios