A Visão do IOP

 

O IOP vislumbra ser uma organização reconhecida como referência, dentro da Administração Pública, como consultoria de excelência quando o assunto é planejamento, concepção e implantação de obras públicas, especialmente obras de infraestrutura, essenciais ao desenvolvimento do País.

Seja mediante contratação tradicional, concessões ou parecerias público-privadas, essa excelência é por nós interpretada como a capacidade de entregar obras que atendam às demandas por infraestrutura dentro do menor prazo, menor custo, menor impacto ambiental e melhores condições de qualidade e segurança.

Estratégias

Tornar-se referência requer do IOP um olhar estratégico sobre as ações que deve adotar. Assim, elencamos a seguir algumas das atividades atualmente em desenvolvimento pelo IOP, para atingir esse objetivo.

professional-network1 – Congregação de uma equipe de consultores capazes de auxiliar o Estado no fortalecimento de suas funções voltadas para a entrega de infraestrutura de qualidade. Interessados em participar, favor entrar em contato com um dos Diretores do IOP.

graphic_tef_icon

2 – Reformulação do estatuto do IOP para acomodar diretorias setoriais, permitindo o desenvolvimento de consultorias específicas nas diversas áreas de infraestrutura (energia, transportes, recursos hídricos, entre outros).

AAEAAQAAAAAAAASjAAAAJDFhMTNjYzE2LWY1MzAtNDIzMy1hYmQyLTlmZmQzOGVhMDA4MA

3 – Posse do novo Diretor, Rafael Vitale Rodrigues, Analista de Infraestrutura do Governo Federal, atualmente desenvolvendo atividades no Ministério dos Transportes.

 

4 – Inaugurado as atividades do Grupo de Trabalho “Infraestrutura e PPP” para aprimorar a capacidade do Estado de implantar infraestrutura mediante Parcerias Público-Privadas, modalidade que é tendência mundial e requer estruturação das instituições governamentais e capacitação dos servidores Públicos.

download (1)5 – A ENAP nos informou, via e-mail, que está escrevendo carta de agradecimento para todas as instituições que contribuíram para a elaboração do Curso de Especialização em Gestão de Políticas e Projetos de Infraestrutura e que o IOP está incluído nesta lista. Depois da reunião entre IOP e ENAP, providenciamos desenvolvemos a Proposta do IOP para curso de Especialização em Gestão de Projetos de Infraestrutura, a qual teve grande influência na elaboração do Curso da ENAP. Destacamos que o curso da ENAP ainda carece de matérias eletivas mais técnicas, uma vez que o conhecimento sobre as tecnologias e os critérios de qualidade e segurança é de grande importância para o processo de seleção de projetos de infraestrutura. Mas já é um bom começo.

culogo_400x400

6 – O Presidente do IOP, Willian Bueno, recentemente admitido para o programa de Mestrado em Administração Pública da Universidade de Columbia, está desenvolvendo estudos voltados para infraestrutura como parte de sua tese de mestrado, o que contribui no aprimoramento das competências profissionais do IOP.

bannerCD7 – A participação do IOP na audiência pública sobre adoção do BIM nas obras públicas realizada na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, realizada em novembro de 2015, teve boa receptividade pela comunidade e mostrou que o Instituto está no caminho certo sobre essa discussão.

mXBKvGz7_400x4008 – Estabelecimento de parceria com o CREA-DF para realização de eventos. Pelo fato de os objetivos do IOP estarem alinhados aos valores e à missão do Conselho, pois auxilia no desenvolvimento da Infraestrutura Nacional, o CREA-DF disponibilizou ao IOP estrutura física (auditório) e apoio financeiro para promoção de eventos de interesse para a Engenharia Nacional.

logo-senado9 – Reunião com o Senador Hélio José, membro da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, para apresentação das propostas do IOP. O parlamentar demonstrou grande interesse nas atividades desenvolvidas pelo Instituto e colocou seu Gabinete à disposição para futuros encontros com os demais parlamentares, com destaque para aqueles que integram a Comissão de Infraestrutura do Senado. (Detalhes desta reunião será tema de nosso próximo artigo)

10 – Networking com diversas instituições e profissionais que acreditam que infraestrutura é um dos pilares essenciais ao desenvolvimento do País: reunião com profissionais do Exército Brasileiro, participação em evento da Fundação Lemann: “Encontro das Redes de Talentos”, Brasil 2030, entre outros.                                                           

Colabore

Todos que trabalham com infraestrutura, desenvolvem estudos na área, se interessem pelo tema ou simplesmente se identificam com os objetivos do IOP, sintam-se convidados a fazer parte de nossa rede.

Sua contribuição será essencial para o desenvolvimento das atividades propostas, quer seja afiliando-se, contribuindo em um trabalho específico ou mesmo por meio de doações financeiras.

O IOP inaugura seu sistema PayPal, por meio do você pode fazer sua doação com apenas alguns cliques. Sua doação irá financiar realização de projetos do IOP que fortaleçam não apenas o Estado, mas também todos os profissionais que se dedicam à implantação de políticas públicas voltadas para infraestrutura.

Sua doação, qualquer que seja o valor, é muito bem vinda!

btn_donatecc_lg110427-PayPalPhoto-hmed-1140a.grid-6x2.jpg


 

Diretoria do Executiva do IOP

IMG_4475 (1).JPG Willian Bueno e Silva (Presidente)
Analista de Infraestrutura do Ministério do Planejamento
willianbueno@gmail.com
556182209482Regina Helena da Cruz Garcia
Engenheira Agrônoma do Ministério da Integração Nacional
helena.regina@gmail.com
3bdd796.jpgEdnilson Oliveira Ferreira
Analista de Infraestrutura do Ministério do Planejamento
ednilsonof@gmail.com
AAEAAQAAAAAAAASjAAAAJDFhMTNjYzE2LWY1MzAtNDIzMy1hYmQyLTlmZmQzOGVhMDA4MARafael Vitale
Analista de Infraestrutura do Ministério do Planejamento
rafaelvitale79@gmail.com 
20160302_094339-1 (2).jpg
Antônio Felipe Guimarães Leite
Engenheiro Agrônomo do Ministério da Integração Nacional
antonio.engeagro@gmail.com

 


outcome-infrastructureFonte da imagem:
http://corporate.arcelormittal.com/sustainability/2014-report/infrastructure
Anúncios