Dados divulgados nesta sexta-feira (18) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostraram que a taxa de desemprego no Brasil recuou para 11,2% no trimestre encerrado em janeiro de 2022. No trimestre anterior, a taxa de desemprego era de 12,1%.
- Segundo o dado oficial do governo, que 12 milhões de trabalhadores estavam desocupados, queda de 6,6% na mesma comparação, o que representa uma redução de 858 mil pessoas.
- No confronto com o mesmo período do ano anterior, a queda no percentual de desocupados é de 18,3%, o que representa 2,7 milhões de pessoas a menos em busca de trabalho.
A pesquisa também mostra que aproximadamente 95,4 milhões de pessoas estavam ocupadas, uma alta de 1,6%. Já o nível da ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) foi estimado em 55,3%, mais 0,7 ponto percentual frente ao trimestre anterior.
A população desalentada, pessoas que querem trabalhar, mas abrem mão de procurar emprego por entenderem que irão perder tempo, já que não encontrarão o que desejam, (4,8 milhões de pessoas) teve redução de 6,3% (menos 322 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior e de 18,7% (menos 1,1 milhão de pessoas) na comparação anual. O percentual de desalentados na força de trabalho ou desalentada (4,2%) registrou variação de -0,3 ponto percentual. frente ao trimestre anterior (4,5%) e de -1,2 p.p. frente ao o mesmo trimestre do ano anterior (5,4%).
Para acessar os dados da pesquisa do IBGE clique aqui.
Fonte: Bloomberg Línea