Ambiente de Negócios

InícioAmbiente de Negócios

Apoio ao Programa Mineração e Desenvolvimento

Motivação

- A história do desenvolvimento do Brasil confunde-se com a da nossa mineração de recursos naturais, pois as riquezas minerais sempre foram importante referência na ocupação do território nacional.

- Existência de uma lacuna histórica entre a percepção estratégica e os interesses públicos e privados na exploração das riquezas minerais brasileiras com consequências negativas para o setor, como insegurança jurídica, pouco conhecimento do subsolo nacional, aumentos de custo de produção e redução da competitividade nacional, comprometimento da atuação do País como protagonista em diversos temas minerais no contexto das trocas globais.

- Inexistência de uma visão estratégica compartilhada para o setor com influência sobre todos os brasileiros.

- Presente deficiência de percepção dos conceitos e questões relativas ao tema da mineração na sociedade brasileira, a despeito de toda essa relevância do setor.

Objetivo

Diretrizes orientativas para a execução e aprimoramento do PNM 2030, contemplando:

- Diagnóstico da situação atual do Setor Mineral Brasileiro com ênfase em seus maiores desafios.

- Relatório com análise crítica das situações demonstradas no diagnóstico e proposições de melhorias para o PNM 2030.

Benefícios

- Contribuições para a melhoria da compreensão do tema mineração pela sociedade brasileira e para um alinhamento consequente estratégico em relação à exploração dos nossos recursos minerais e o fortalecimento do desenvolvimento econômico nacional.

- Contribuições para o avanço do entendimento de políticas públicas e seu impacto sobre as necessidades e a competitividade dos agentes econômicos setoriais com a atração de novos investimentos, geração de emprego, maior segurança jurídica e ganhos de competitividade para o setor.

Programas e Projetos

Últimas Notícias

Mais Lidas