Instituto O Pacificador
Rua Paraíba, 550 – 19º Andar
Belo Horizonte – MG
(31) 3232.4252
contato@institutoopacificador.org.br
- A história do desenvolvimento do Brasil confunde-se com a da nossa mineração de recursos naturais, pois as riquezas minerais sempre foram importante referência na ocupação do território nacional.
- Existência de uma lacuna histórica entre a percepção estratégica e os interesses públicos e privados na exploração das riquezas minerais brasileiras com consequências negativas para o setor, como insegurança jurídica, pouco conhecimento do subsolo nacional, aumentos de custo de produção e redução da competitividade nacional, comprometimento da atuação do País como protagonista em diversos temas minerais no contexto das trocas globais.
- Inexistência de uma visão estratégica compartilhada para o setor com influência sobre todos os brasileiros.
- Presente deficiência de percepção dos conceitos e questões relativas ao tema da mineração na sociedade brasileira, a despeito de toda essa relevância do setor.
Diretrizes orientativas para a execução e aprimoramento do PNM 2030, contemplando:
- Diagnóstico da situação atual do Setor Mineral Brasileiro com ênfase em seus maiores desafios.
- Relatório com análise crítica das situações demonstradas no diagnóstico e proposições de melhorias para o PNM 2030.
- Contribuições para a melhoria da compreensão do tema mineração pela sociedade brasileira e para um alinhamento consequente estratégico em relação à exploração dos nossos recursos minerais e o fortalecimento do desenvolvimento econômico nacional.
- Contribuições para o avanço do entendimento de políticas públicas e seu impacto sobre as necessidades e a competitividade dos agentes econômicos setoriais com a atração de novos investimentos, geração de emprego, maior segurança jurídica e ganhos de competitividade para o setor.