Como a Internet transforma o indivíduo em uma conspiração de um só

“O futuro depende de nós mesmos, e nós não dependemos de qualquer necessidade histórica.” (Karl Popper)

Quanto mais fácil se torna a produção de informação, mais difícil se torna o seu consumo – e mais difícil temos de trabalhar para separar o espúrio do significativo.

Os humanos são máquinas criadoras de significado, buscando ordem no caos. Nossas capacidades de reconhecimento de padrões são um fator determinante na definição de inteligência. Mas vivemos agora num cenário digital distópico construído especificamente para minar estas capacidades, treinando-nos para confundir padrões planeados com coincidências convenientes e até significativas.

Você sabe o que fazer: envie um e-mail para um colega sobre o mau tempo e comece a receber anúncios em banners de voos baratos para a Córsega (ouvi dizer que é bom); no Google, “licença de ordenação” ou “horário da prefeitura” e observe sua caixa de entrada se encher de descontos em anéis e berços. Para aqueles de nós que crescemos durante a ascensão do capitalismo de vigilância, a nossa experiência online foi definida pelo esforço de separar a coincidência da causa e efeito. Hoje entendemos, se não aceitamos, que o hiperconsumo de informações on-line tem o custo de sermos hiperconsumidos, sangrados pelas empresas de tecnologia pelos dados que nossas leituras secretam: você clica e as Cinco Grandes coletam uma amostra de suas “preferências” – para explorar.

O custo real desta construção recursiva da realidade a partir das coisas efêmeras das nossas preferências é que ela adapta um mundo isolado para cada indivíduo.

E quando você vive no centro de um mundo privado, com engenharia reversa a partir de seu próprio histórico de pesquisa, você começa a perceber padrões que outros não conseguem. Acredite em mim quando digo que sei como é saber que você é o único que vê a conexão – um padrão de injustiça, digamos – e que você é completamente louco por perceber qualquer coisa. Fabricar significado a partir da mera coincidência é a essência da paranóia, a porta de entrada para a construção do mundo das suas próprias conspirações próprias – ou então para uma epifania que lhe permite ver o mundo como ele realmente é.

Quero falar sobre essa epifania, sobre retomar o controle do nosso mundo atomizado e pré-conspiratório.

O psicólogo alemão Klaus Conrad chamou esse estado premonitório de apofenia (ou apophenia), definido como perceber padrões que na verdade não existem e encaminhá-los de volta a uma autoridade invisível que deve estar controlando. É uma teoria que ele desenvolveu como oficial médico do exército especializado em traumatismos cranianos durante o Terceiro Reich. Hoje, é análogo ao pensamento da conspiração política.

Consideremos o caso nº 10: um soldado alemão num posto de gasolina recusa-se a servir uma patrulha que não possui a documentação adequada. Atribua seu comportamento ao infame ofício nazista, mas quando a patrulha retorna, com os papéis em mãos, o soldado ainda se recusa a obedecer às ordens. Seu reconhecimento de padrões acelerou e ele começou a ver cada detalhe — uma porta trancada, esses patrulheiros, papéis assinados ou não — como um teste. Sua desobediência paranoica o leva à ala psiquiátrica, onde Conrad o classifica como um dos 107 casos que revolucionam a compreensão da psicologia humana na esfera germânica.

Conrad tornou-se famoso por reconhecer esta emergência opressiva de padrões como um estado pré-psicótico que ele comparou ao medo de palco. Culmina numa falsa epifania: uma apofania não é um lampejo de compreensão da verdadeira natureza da realidade, mas uma experiência aha (literalmente: Aha-Erlebnis em alemão) que constitui o nascimento da ilusão. Todo o universo “voltou” e “se reorganizou” para girar em torno do indivíduo, realizando e corroborando suas suspeitas.

Shakespeare disse que o mundo inteiro é um palco. Mas neste caso é encenado especificamente para você, o público que também é a estrela

Para alguém obcecado pela patologia da conspiração, Conrad era bastante suscetível a pensamentos conspiratórios. Nascido na Alemanha e criado em Viena, a sua lealdade ao Partido Nazista precedeu o seu dever militar. Ele ingressou em 1940, quando suas pesquisas anteriores sobre epilepsia hereditária pareciam um material promissor para as monstruosas leis de esterilização nazistas. Talvez tenha sido oportunismo carreirista, talvez tenha sido ideológico. Ou talvez seja necessário um homem obcecado pela ilusão para reconhecer outro: Hitler foi um dos maiores teóricos da conspiração de todos os tempos.

Apenas as descobertas científicas de Conrad não são delirantes. Na verdade, ele acabou sendo um dos únicos cientistas nazistas a produzir ciência sem foguetes, tortura ou pentagramas. Os soldados traumatizados que ele tratou no campo de batalha revelaram-se bons dados, e as centenas de casos em que trabalhou permitiram-lhe elaborar as leis da psicologia da “Gestalt” (ou seja, ‘padrão’), uma escola de pensamento que defende o ser humano.

A mente capta num instante não apenas elementos individuais de um conjunto de informações, mas configurações ou padrões inteiros. Por exemplo, quando vemos barras de luz alternadas, elas parecem estar em movimento, mesmo que não estejam – nossos cérebros estão apenas lembrando padrões relacionados à percepção de movimento e aplicando-os a objetos estacionários.

Num estado apofênico, tudo é um padrão. E embora o modelo de palco de Conrad use a analogia de estrelar seu próprio show individual, o narcisismo de viver online hoje oferece muito mais. No Instagram você pode aplicar filtros no seu rosto, filtrar seguidores indesejados, construir uma imagem na qual você e seus colegas queiram acreditar – você está vivendo uma ilusão privada, em público, que o mundo reifica com curtidas. A coleta de dados com fins lucrativos literalmente “reorganizou” o mundo para girar em torno de você. Como você deseja – ou eles farão.

A verdadeira epifania, quero argumentar, é que é você quem puxa os cordelinhos. Iluminação é perceber que você tem mais arbítrio do que suas notificações push querem que você acredite.

Em um mundo apofênico e abrangido pela informação, onde você pode basicamente encontrar evidências de qualquer teoria que desejar, onde as pessoas habitam realidades on-line separadas, devemos nos concentrar na falsificabilidade (que pode ser testada) sobre a suportabilidade (que não pode). ​​​​​​​

É isso que o sociólogo judeu austríaco Karl Popper, refugiado do Holocausto na Nova Zelândia e mais tarde na Inglaterra, estabeleceu em sua teoria científica. Popper acreditava que as teorias da conspiração são exatamente o que alimentam um estado totalitário como a Alemanha de Hitler, brincando e reproduzindo a paranoia do público em relação ao outro. E os autoritários escapem impunes precisamente porque suas reivindicações pseudocientíficas, disfarçadas de pesquisa sólida, são projetadas para serem difíceis de provar serem “falsas” no calor do momento, quando os conjuntos de dados – sem mencionar um sentido das consequências históricas – são necessariamente incompletos.

Pelas luzes de Popper – e, eu argumentaria, pela intuição da decência humana básica – não devemos considerar essas teorias provisórias como “ciência”.

Popper é um dos favoritos em estudos da teoria da conspiração, mas quero trazer uma ideia adjacente dele que considero ser subestimada nesse contexto, que é de que a maioria das ações humanas tem consequências não intencionais. A publicidade instantânea deveria produzir consumidores informados; A Agência de Segurança Nacional deveria “nos” proteger de sermos explorados por “eles”. Esses planos deram terrivelmente errado. Mas uma vez que você acorda com a ideia de que o mundo foi modelado, intencional ou involuntariamente, de maneiras com as quais você não concorda, você pode começar a mudá -lo.

É de boa fé que os denunciantes em todo o mundo trazem essas contradições à atenção do público; Eles facilitam a epifania pública, lembrando-nos de que não estamos em quarentena em nossos “estágios” paranóicos particulares. Pensar em público, em conjunto, nos permite encenar um desempenho diferente. Nós nos tornamos mais parecidos com os teóricos sociais de Popper:

“O teórico da conspiração acreditará que as instituições podem ser entendidas completamente como resultado de um design consciente; E como coletivos, ele geralmente lhes atribui uma espécie de personalidade de grupo, tratando-os como agentes conspiradores, como se fossem um indivíduo. Ao contrário dessa visão, o teórico social deve reconhecer que a persistência de instituições e coletivos cria um problema a ser resolvido em termos de uma análise de ações sociais individuais e de suas conseqUências sociais não intencionais (e muitas vezes indesejadas), bem como as pretendidas”.

Talvez eu seja o iludido por encontrar motivos de otimismo nessa ideia – e não apenas porque isso me ela salva de deixar o ex-nazista Conrad ter a última palavra. O pensamento de Popper oferece uma escotilha de fuga de nossos mundos particulares e de volta à esfera pública. O teórico social é um pensador público, orientado para melhorar a sociedade; O teórico da conspiração é vítima de instituições que estão além de seu controle.


Edward Snowden é o denunciante americano por trás das revelações de 2013 sobre a vigilância global em massa e autor de “Permanent Record”, um best-seller internacional. Atualmente é presidente do conselho de administração da Fundação para a Liberdade de Imprensa.

Fonte: Continuing Ed

O artigo publicado é de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista  do Instituto O Pacificador.

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
96InscritosInscrever

Últimas Notícias