Início Liberdade Consultoria aumenta estimativa de produção de soja mais uma vez

Consultoria aumenta estimativa de produção de soja mais uma vez

Apesar da projeção positiva, os próximos meses ainda serão definitivos para o tamanho da safra devido à influência do La Niña pelo terceiro ano consecutivo

0
Foto: Daniela Paola Alchapar/Unsplash

As estimativas iniciais para a produção de soja na safra 2022/23 estão cada vez mais otimistas. Desta vez, em seu balanço de novembro, a consultoria StoneX trouxe mais um pequeno aumento em suas projeções, apontadas em 154,35 milhões de toneladas, 0,3% frente ao número de outubro.

“Esse ajuste positivo decorreu da revisão da área plantada em Goiás e Minas Gerais, com o total nacional superando os 43 milhões de hectares. O clima até o momento não tem trazido ameaças, com o potencial de se alcançar um recorde absoluto mantido” explica a especialista de inteligência de mercado da empresa, Ana Luiza Lodi.

Quanto à produtividade, estima em 3,59 toneladas por hectare. Neste quesito, a StoneX acredita que o estado de Goiás alcançará o melhor desempenho, com 3,90 ton/ha, seguido pelo Distrito Federal (3,85 ton/ha) e Bahia, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais, que marcam todos 3,78 toneladas por hectare.

    Apesar das expectativas positivas, os próximos meses ainda serão definitivos para o tamanho da safra da oleaginosa, devido ao momento de influência do La Niña pelo terceiro ano consecutivo.

    Caso os 150 milhões de toneladas de produção sejam superados na safra 2022/23, o balanço de oferta e demanda da soja deve ter espaço para uma folga maior, mesmo com o consumo (doméstico e externo) aumentando.

    “Em relação às exportações, a demanda chinesa preocupa, uma vez que o país tem mantido os lockdowns estritos para combater a Covid-19, o que motivou uma redução da estimativa da StoneX, de 100 para 96 milhões de toneladas”, avalia Ana Luiza.

    Fonte: Canal Rural

    Sair da versão mobile