Cuidado com os cordeirinhos

Nietzsche nos alertou sobre os perigos de definir os nossos valores em oposição a outra coisa. Sujeitos ressentidos e invejosos reivindicam desejos como direitos, considerando-se "virtuosos" que ignoram seus erros, repetindo atos que dizem combater.

Numa entrevista recente, Elon Musk observou que os valores americanos se inverteram, passando de “o poder torna correto quem o tem” para a oposição à força e considerando a fraqueza como uma virtude:

Realmente, o círculo completou-se do que tem sido historicamente o caso. Durante a maior parte da história, o princípio tem sido “o poder torna correto quem o tem”. … Agora, meio que mudamos para “se você é mais fraco, você está certo”. Mas nada disso é verdade. Existe justiça independente de força ou fraqueza. Só porque alguém é forte não significa que esteja certo, e só porque alguém é fraco não significa que esteja certo.

Musk parece estar apontando para um exemplo de uma tendência mais ampla em nossa sociedade, onde é cada vez mais comum definir-se – ou um movimento, campanha, sistema de valores – em oposição ou como uma reversão de algo em vez de em direção a algo positivo em si mesmo. certo. 

Vemos isto em todos os cantos do nosso discurso político: anticapitalismo, anti-wokeismo, anti-racismo, anti-sionismo, anti-fascismo, anti-imigração, never-Trump, cultura do cancelamento, antivax, techlash. O problema não é que estas posições sejam necessariamente incoerentes ou erradas, mas quando adotadas na ausência de valores positivos – sem uma inspiração interna que nos mova em direção a um mundo possível em detrimento de outro – perdemos a capacidade de lidar com a complexidade, de formar perspectivas diferenciadas, ou traçar um caminho do nosso mundo imperfeito para um mundo melhor.

Grandes aves de rapina e cordeirinhos

Nietzsche escreveu extensivamente sobre como os humanos podem ficar presos em um binário moral simplista e, em particular, sobre os perigos de definir os próprios valores em oposição a outra coisa. Ele descreve dois tipos de formação de valor, representados pelas “grandes aves de rapina” e pelos “cordeirinhos”.

As grandes aves de rapina criam valores espontaneamente como consequência direta de sua própria experiência. Um pássaro “concebe a ideia básica de ‘bom’ por si mesmo, antecipadamente e espontaneamente, e só então cria uma noção de ‘ruim’” – os valores positivos dos pássaros são primários, e “ruim” surge apenas como uma reflexão tardia. É “bom” comer os cordeirinhos saborosos porque são deliciosos, então não poder fazer isso é “ruim”. Não há necessidade de apelar para uma moralidade universal – o pássaro pesa o mundo em relação às suas inclinações naturais.

Os cordeirinhos, por outro lado, são fracos e oprimidos pelos pássaros e, como consequência de sua fraqueza, não conseguem perceber valores positivos dentro de si. Em vez disso, desenvolvem o que Nietzsche chamou de ressentimento – um ódio vingativo contra os seus opressores, e isto se torna a base dos seus valores. Ao contrário dos pássaros, faltam-lhes valores próprios, por isso os cordeiros não julgam os pássaros em relação a si próprios e ao seu “bem”. Num ato criativo de autoengano, eles transformam o seu ódio pelos seus opressores num padrão externo ou valor universal pelo qual podem julgar os pássaros. Como disse Nietzsche :

O que eles odeiam não é seu inimigo, oh não! Eles odeiam a “injustiça”, a “impiedade”; o que eles acreditam e esperam não é a perspectiva de vingança, o delírio da doce vingança, mas a vitória de Deus, o Deus justo, sobre os ímpios.

Nietzsche usa “Deus” aqui, mas poderíamos facilmente trocar qualquer apelo à moralidade universal: direitos humanos, valores familiares, igualdade, justiça ou equidade.

Para os cordeiros, o mal é o fundamento da sua moralidade, e o bem é a reflexão tardia. Os cordeiros dizem uns aos outros: “Essas aves de rapina são más; e quem é menos parecido com uma ave de rapina e mais parecido com o seu oposto, um cordeiro, é bom, não é? Os pássaros, por outro lado, não se importam nem um pouco com os cordeiros. Eles dizem: “não guardamos nenhum rancor desses bons cordeiros; na verdade, nós os amamos, nada é mais saboroso do que um cordeiro tenro”. A moralidade fabricada dos cordeiros permite-lhes convencerem-se de que são dignos, justos e felizes. Quando usado para manipular outras pessoas, torna-se a fonte de poder de um cordeiro.

Nietzsche não está dizendo que as grandes aves de rapina sejam boas e que os cordeirinhos sejam maus. Mas ele encoraja-nos a abraçar a complexidade, a ver além do binário opressor/oprimido e a evitar a glorificação acrítica dos oprimidos. Os pássaros podem estar oprimindo os cordeiros, e os cordeiros têm todos os motivos para revidar. O problema para os cordeiros é que, por acreditarem que a virtude e a auto realização residem em serem o oposto de um pássaro, são impedidos de fazer o trabalho necessário para se tornarem algo digno do seu próprio respeito. O autoengano leva ao apego à própria miséria em vez de superá-la – “eles me dizem que sua miséria significa que são os escolhidos de Deus”.

Um caminho mais autêntico e frutífero seria reconhecer as próprias deficiências e dizer claramente: “Nós, pessoas fracas, somos simplesmente fracos; é bom não fazer nada para o qual não sejamos fortes o suficiente.” Só então poderão passar por um processo de auto superação que permita o nascimento de valores positivos.

Cordeiros Modernos

A tendência humana para o ressentimento e a sua expressão criativa como uma inversão de valores opressores não é nova. Sobre a genealogia da moralidade foi publicado originalmente em 1887, e a ideologia que Nietzsche atacou foi o cristianismo. Certos aspectos da modernidade alimentam a insatisfação e a inveja que levam a definir-se em oposição. Os algoritmos das redes sociais amplificam as vozes de queixa, vitimização e indignação. A cultura do consumo motiva potenciais compradores com apelos à inveja e à insatisfação. Políticos de todos os matizes motivam os eleitores com apelos ao ódio contra um suposto opressor – capitalistas ricos e gananciosos na esquerda, esnobes globalistas de elite na direita.  

Num mundo imperfeito, é mais fácil criticar soluções do que fazer escolhas pragmáticas que exijam escolher a opção menos pior e fazer sacrifícios ao longo do caminho para um futuro mais positivo. É mais fácil protestar do que superar-se e inventar criativamente novos valores que possibilitem navegar no mundo real. Para além de manter os indivíduos presos ao ressentimento e à indignação, esta moralidade reativa pode ser usada para justificar atos de brutalidade dirigidos a um aparente opressor, ao mesmo tempo que mascara a verdadeira motivação por detrás de tais atos. Assumir uma identidade de “oprimidos” torna mais fácil para os coletivos tolerar comportamentos que de outra forma seriam obviamente desagradáveis.

Hoje, vemos essa mentalidade em todos os lugares. Os progressistas exigem que os trabalhadores da classe média percam os seus empregos por causa de uma piada de mau gosto nas redes sociais; Os republicanos defendem os piores erros do seu líder em nome de “revidar” a elite; os anticolonialistas defendem a violação e o assassinato de civis israelitas pelo Hamas em nome da “resistência”; os supremacistas brancos justificam a violência e o ódio em retaliação pela “substituição”; Stalin procurou libertar a Rússia das conspirações dos capitalistas burgueses e dos imperialistas; Hitler acreditava que estava lutando contra uma conspiração judaica global.

É mais fácil preencher o vazio com indignação, inveja e ódio do que realmente nos percebermos e lidarmos com o mundo em toda a sua complexidade.  

A saída

Em outra metáfora animal de Assim Falou Zaratustra , Nietzsche traça um caminho de auto superação pelo qual um indivíduo pode transcender os valores reativos do cordeiro e aprender a aceitar e integrar suas verdadeiras motivações e contradições. Primeiro, é preciso tornar-se um camelo, aceitando e suportando o fardo de quaisquer tradições, normas e valores morais impostos pela sociedade. O camelo deve envolver-se ativamente com estes valores, porque só depois de os compreender profundamente é que se pode reconhecer exatamente o que deve ser superado. O próprio Nietzsche estudou teologia profundamente antes de lançar sua crítica ao Cristianismo.

Em seguida, é preciso tornar-se um leão, com força para se rebelar contra os antigos valores e criar uma liberdade dentro da qual novos valores possam ser formados. Mas, tal como os cordeiros, o leão não pode criar novos valores simplesmente opondo-se aos antigos. Para fazer isso, o leão deve tornar-se uma criança, que é inocente, brincalhona e esquecida, e tem a capacidade de inventar novos valores, novas perspectivas e novas visões positivas do futuro – “um Santo Sim”. Ao contrário do cordeiro, a criação de valores pela criança é proativa em vez de reativa, e enraizada na afirmação da sua própria existência, em vez de na oposição a outra coisa.

O mundo em que devemos navegar é complexo e cheio de contradições. Reversões morais simplistas parecem satisfatórias e fortalecedoras, mas não conseguem inspirar um caminho positivo a seguir. O mundo está cheio de forças nocivas e opressivas que devem ser combatidas, mas se deixarmos que esta oposição nos defina, impediremos qualquer possibilidade de construir um futuro que afirme o mundo tal como ele é, em toda a sua riqueza e complexidade. 

Este processo não é fácil ou estereotipado – a transformação de Nietzsche nunca é completa – mas uma luta contínua de autoexame honesto e reinvenção. Como declarou Nietzsche : “’Este é agora o meu caminho, onde está o seu?’ Assim respondi àqueles que me perguntaram ‘o caminho’. A propósito – isso não existe!


Ben Turtel é o fundador e CEO da Kazm, uma plataforma de gamificação como serviço. Ele também assessora startups por meio do The Garage at Northwestern e escreve sobre filosofia e tecnologia.

Artigo originalmente publicado em Quillette.

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
96InscritosInscrever

Últimas Notícias