Metamodernismo: o culto ao relativismo e à contradição

O metamodernismo transmite a ideia de viver em um mundo no qual nos sentimos confortáveis oscilando entre diferentes perspectivas, mesmo contraditórias.

O conceito de metamodernismo não é particularmente conhecido, mas depois de aprender sobre ele, você o reconhecerá em todos os lugares – na música pop, nos filmes, nas postagens nas redes sociais, nas conversas em podcasts. Eric Weinstein articula inadvertidamente o espírito do metamodernismo em uma entrevista recente:

Você precisa manter a mentalidade de escassez; não é um erro. O problema é que você também precisa de uma mentalidade de abundância e, então, precisa acessá-la seletivamente em diferentes circunstâncias. … Continuamos tentando encontrar as configurações [exatas]. Tipo, “Deixe-me ajustar o ar-condicionado para 20oC e então serei feliz para sempre”. Na realidade, você precisa mais ou menos de facilidades contraditórias e precisa saber quando usar uma e abandonar a outra.

O metamodernismo é caracterizado por oscilar entre diferentes perspectivas – em particular, entre a ironia pós-moderna e a sinceridade moderna. Aplicando a terminologia de Eric Weinstein, é definir a visão de que é necessário “acessar seletivamente [perspectivas contraditórias] em diferentes circunstâncias”.

Weinstein não se propôs a apresentar uma perspectiva metamoderna – assim como Sufjan Stevens e Conor Oberst se propuseram a escrever canções metamodernas. O fato de Weinstein ter tropeçado nestas reflexões é simplesmente um indicativo da época em que vivemos. Para compreender as grandes mudanças na cultura atual, é necessário olhar para além do pós-modernismo e começar a discutir questões – incluindo questões polemicas de guerra cultural – em termos metamodernos.

O pós-modernismo surgiu em meados do século XX: depois da Segunda Guerra Mundial, mas antes do disquete e dos primeiros jogos de computador, como o Pong. Assim, embora o pós-modernismo possa dar uma vaga impressão de ser radical, moderno e visionário, na verdade, é uma coisa bastante antiga. Em termos tecnológicos, surgiu na Idade da Pedra. Ele já deu a volta no quarteirão e está mostrando ferrugem e rugas. Já na década de 1980, escritores e pensadores previram a morte do pós-modernismo. E considere o quanto a cultura mudou e a tecnologia avançou desde os anos 80.

A concepção atual de metamodernismo surgiu em 2010 com a publicação do artigo “ Notas sobre Metamodernismo ” dos teóricos culturais Timotheus Vermeulen e Robin van den Akker. O artigo descreve a experiência de viver num mundo em que nos sentimos confortáveis ​​oscilando entre diferentes perspectivas e examina esta nova forma de ver as coisas, discutindo os desenvolvimentos na arquitetura, na arte e no cinema.

Por exemplo, Vermeulen e Akker veem os filmes de Wes Anderson como evidência de “uma tendência recente no cinema independente caracterizada pela tentativa de restaurar, à realidade cínica dos adultos, uma ingenuidade infantil – em oposição ao cinema ‘inteligente’ pós-moderno de década de 1990, caracterizada pelo sarcasmo e pela indiferença.”

Tal como uma análise metamoderna pode ajudar a elucidar as mudanças culturais, também pode ajudar a dar sentido aos desenvolvimentos recentes nas guerras culturais. Um exemplo de metamodernismo é a ascensão do Templo Satânico como um ator legítimo nas questões da guerra cultural. Por um lado, o Templo Satânico é um clube social cafona que adota o LARP como religião e ironicamente abraça imagens satânicas estereotipadas; por outro lado, coloca sérios desafios legais às organizações religiosas que procuram efetivamente propor o Cristianismo como religião oficial nos EUA.

Se os cristãos puderem erguer um monumento aos Dez Mandamentos em propriedade do governo, então os satanistas poderão erguer uma estátua de Baphomet próximo a ele. Se os cristãos conseguirem aprovar leis que restrinjam o aborto, então os satanistas poderão abrir uma clínica de aborto “religiosa”. E se os cristãos podem ter clubes depois das aulas, os satanistas também podem.

Então, o Templo Satânico é uma paródia religiosa ou uma religião legítima? Bem, são ambos. É simultaneamente uma paródia religiosa e uma organização que os tribunais levam a sério. Somente o ponto de vista metamoderno dá sentido a isso.

Nossa cultura atingiu um momento estranho no que diz respeito à religião em geral. Cada vez menos pessoas se consideram religiosas e, daqueles que mantêm uma fé, cada vez menos comparecem regularmente a um local de culto. E, no entanto, a religião está subitamente na moda novamente. Por exemplo, em 2022, a colaboradora do New York Times Julia Yost descreveu como, num bairro moderno da cidade de Nova Iorque, “o catolicismo é a nova moda, em parte como uma rejeição da moralidade progressista, em parte como uma postura estética entre a moda da Nova Direita”.

Esse fenômeno vai além de um único bairro de Nova York. É uma vibração no zeitgeist. Por exemplo, em janeiro de 2024, a escritora da Geração Z, Suzy Weiss, foi convidada a prever as tendências culturais para o ano novo. Sobre o tema da religião, ela colocou de forma sucinta: “A religião está dentro. Deus está dentro. A espiritualidade está fora”. Bari Weiss, irmã de Suzy, esclareceu: “Os cristais estão fora, a Igreja Católica está dentro”.

Como você ironicamente abraça a religião, algo que afirma ser tão sério a ponto de determinar o destino de sua alma na vida após a morte? Isso é possível situando-se dentro da estrutura metamoderna.

O chamado movimento “trad” é um fenômeno semelhante, no qual os habitantes urbanos com elevado nível de escolaridade optam (ironicamente) por adotar papéis de gênero tradicionais. Como escrevi anteriormente, a “vanguarda” do metamodernismo pode ser “uma esposa de comerciante com mestrado pela Universidade de Berkeley e um bebê gritando, jogando cereais pela sala. Uma saia curta e uma jaqueta longa. Um movimento lateral de camgirl e um colar de cruz. Uma feminista que rejeita o feminismo da enésima onda.”

É claro que a perspectiva metamoderna se espalhou pela cultura, mas ainda não foi assumida pelos formadores de opinião. A menos que você procure, quase nunca ouvirá falar disso. Embora existam muitas figuras da guerra cultural que parecem preparadas para dar voz ao metamodernismo, estão todas presas num ciclo interminável de crítica ao pós-modernismo.

Consideremos um vídeo recente de uma discussão entre Sam Harris e Jordan Peterson, “The Issue with Postmodernism”. O vídeo gira em torno de uma reclamação familiar de Harris sobre a confusão moral do relativismo cultural. Harris argumenta que é objetivamente errado os países muçulmanos privarem as mulheres dos direitos básicos.

É difícil discordar da afirmação básica de Harris. No entanto, também é verdade que todas as culturas (mesmo aquelas que são moralmente atrasadas) são incrivelmente complexas, ricas e bonitas nos seus próprios direitos. É possível renunciar por um momento ao papel de juiz moral e apreciar a cultura, digamos, da Inglaterra vitoriana, ou do Império Asteca, ou do Irã moderno, mesmo que cada uma dessas culturas tenha muitos elementos que não são otimizados para o florescimento de todos os cidadãos. Na verdade, a maioria de nós faz isso. Lemos sobre os astecas, por exemplo, com um forte sentimento de admiração e respeito antes mesmo de passar pela nossa cabeça examinar a moralidade de qualquer prática social ou tradição religiosa que eles defendiam.

Há duas visões contraditórias em jogo aqui: 1) o relativismo cultural oferece uma lente através da qual se pode valorizar e apreciar toda a rica e diversificada gama de culturas, ao longo do tempo; 2) uma concepção moderna dos direitos humanos oferece um argumento infalível para condenar os governos que subjugam as mulheres. O metamodernismo permite-nos considerar ambas as ideias ao mesmo tempo e aplicá-las seletivamente em diferentes circunstâncias.

O subtexto da visão metamoderna é que o pós-modernismo, embora convincente, é incompleto. Num mundo em que não existem verdades básicas nem grandes narrativas, não pode haver progresso moral. E, no entanto, todos nós vivemos as nossas vidas de acordo com verdades morais estritas e grandes narrativas. Isto é especialmente verdadeiro para as elites instruídas que são mais simpáticas ao pós-modernismo. Como Harris observou Jordan Peterson, as mesmas pessoas que não podem condenar uma nação muçulmana por subjugar mulheres ficarão moralmente indignadas por um estudante universitário usar uma fantasia “inapropriada” de Halloween.

Então, sim, derrote o pós-modernismo com a indignação moral “moderna”, mas não o jogue fora completamente. Abrace a confusão de ser um macaco contador de histórias numa era digital em que Deus está morto, mas as práticas religiosas do velho mundo estão – pelo menos por enquanto – “na moda”.

“E isto é que é difícil”, diz Eric Weinstein, referindo-se à necessidade de oscilar entre perspectivas contraditórias. “Qualquer pessoa com vários filhos sabe que, com um filho, você diz: ‘Você não pode se dar ao luxo de correr esses riscos; se você pular de algo assim, pense no que poderia acontecer! Enquanto que com a outra criança você diz, ‘Não é arriscado, não se preocupe, vá em frente e pule!’”.


Peter Clarke é escritor em São Francisco, com bacharelado em psicologia e doutorado em direito de propriedade intelectual.

Fonte: Quillette

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
96InscritosInscrever

Últimas Notícias