O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro apresentou crescimento de 2,9%, atingindo o valor de R$ 9,9 trilhões, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB per capita também apresentou avanço, alcançando R$ 46.155 em 2022, um aumento real de 2,2% em relação ao ano anterior.
A alta do PIB no ano passado foi impulsionada principalmente pelos setores de serviços e indústria, que juntos representam cerca de 90% do indicador. A agropecuária, por sua vez, apresentou queda de 1,7% em 2022.
De acordo com a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, o setor de serviços foi responsável por 2,4 pontos percentuais do crescimento em 2022, destacando-se a retomada da demanda pelos serviços pessoais e profissionais após a pandemia de COVID-19, especialmente os setores ligados ao turismo.
Já na indústria, o destaque foi a atividade de eletricidade, gás, água, esgoto e gestão de resíduos, que apresentou um crescimento de 10,1%. A construção também teve um aumento de 6,9%, influenciada pelo ano eleitoral e pela ocupação da atividade.
No setor agropecuário, houve queda de 1,7%, sendo a produção de soja o principal fator para o resultado negativo. As exportações de bens e serviços cresceram 5,5%, enquanto as importações aumentaram em 0,8%.
IoP