Por que pessoas comuns permitem líderes totalitários? – Parte 1

Como a falta de engajamento coletivo e a busca por ação externa contribuíram para o surgimento do nazismo

Cícero afirmou que a história “ilumina a realidade e serve como guia para a vida”. A sabedoria adquirida pela compreensão do passado ajuda a evitar que os mesmos erros sejam repetidos.

Sebastian Haffner buscou respostas para as perguntas de como os nazistas chegaram ao poder na Alemanha e por que o povo alemão não os impediu. Em 1939, ele escreveu, mas nunca completou seu livro parcialmente autobiográfico “Desafiando Hitler: Uma Memória”. A análise investigativa de Haffner o levou a concluir que as escolhas e a mentalidade dos alemães comuns foram responsáveis pela ascensão de Hitler ao poder. Os alemães foram tanto facilitadores quanto vítimas de Hitler.

Haffner era o pseudônimo de Raimund Pretzel. Haffner foi treinado como advogado, mas as circunstâncias o levaram a seguir uma carreira como historiador e jornalista. Ele fugiu da Alemanha nazista para a Inglaterra em 1938.

Por que deveríamos nos importar com a explicação de Haffner sobre eventos históricos em termos de mentalidades das pessoas comuns? Afinal, como Haffner observou, a teoria do grande homem da história é amplamente aceita:

Se você ler livros de história comuns — que, muitas vezes, contêm apenas o esboço dos eventos, e não os eventos em si — terá a impressão de que não mais que algumas dezenas de pessoas estão envolvidas, que por acaso estão “no comando do navio do estado” e cujas ações e decisões formam o que chamamos de história.

Se você procura pelos grandes homens, escreveu Haffner, você acreditará que a história da década de 1930 “é uma espécie de jogo de xadrez entre Hitler, Mussolini, Chiang Kai-shek, Roosevelt, Chamberlain, Daladier e vários outros homens cujos nomes são amplamente conhecidos”.

Quando aceitamos a teoria do grande homem, as pessoas comuns têm pouca responsabilidade. Elas são vistas, nas palavras de Haffner, como “outros anônimos [que] parecem, na melhor das hipóteses, ser objetos da história, peões no jogo de xadrez, que podem ser empurrados para frente ou deixados parados, sacrificados ou capturados”.

Haffner rejeitou o princípio do grande homem e articulou “a simples verdade” de que “eventos históricos decisivos acontecem entre nós, as massas anônimas”. Ele explicou:

Os ditadores, ministros e generais mais poderosos são impotentes contra as decisões simultâneas de massa tomadas individualmente e quase inconscientemente pela população em geral. É característico dessas decisões que elas não se manifestem como movimentos de massa ou demonstrações. Assembleias de massa são completamente incapazes de ação independente.

Haffner nasceu em 1907. Ele descreveu sua experiência como estudante durante a Primeira Guerra Mundial que moldou sua mentalidade: “De 1914 a 1918, uma geração de estudantes alemães vivenciou diariamente a guerra como um grande, emocionante e fascinante jogo entre nações, que proporcionava muito mais excitação e satisfação emocional do que qualquer coisa que a paz pudesse oferecer”.

Para os estudantes, a vida real parecia muito comum: “Ia-se à escola, aprendia-se a ler, escrever e aritmética, e mais tarde latim e história; brincava-se com os amigos, saía-se com os pais — mas isso era vida? A vida ganhava sua emoção, o dia sua cor, dos eventos militares atuais”.

Haffner descreveu a si mesmo como “um fã de guerra, assim como alguém é fã de futebol”. Haffner não se envolveu em campanhas de ódio, mas tinha um “fascínio pelo jogo de guerra, no qual, de acordo com certas regras misteriosas, o número de prisioneiros capturados, milhas de avanço, fortificações apreendidas e navios afundados desempenhavam quase o mesmo papel que os gols no futebol e os pontos no boxe”.

As atitudes de guerra inculcadas nas mentes desses estudantes foram precursoras do “entusiasmo pela ação” dos nazistas e de “sua intolerância e crueldade para com os oponentes internos”.

Potenciais “Hitlers” sempre viveram entre nós, mas a Inglaterra e a França não se voltaram para um. O que era diferente na Alemanha?

Após a Primeira Guerra Mundial, a paz na Alemanha veio acompanhada de hiperinflação, que obliterou toda a riqueza. Haffner descreveu o que os economistas austríacos chamariam de alta preferência temporal entre os jovens alemães: “Em meio a toda a miséria, desespero e pobreza, havia um ar de juventude leviana, licenciosidade e carnaval”. O dinheiro, ele relatou, “foi gasto como nunca antes ou depois; e não nas coisas em que os velhos gastam seu dinheiro”.

Os laços da civilização se desgastam durante a hiperinflação. Como Ludwig von Mises explicou em “Sobre Dinheiro e Inflação”: “A verdade é que o governo — que é o recurso à violência — não pode produzir nada. Tudo o que é produzido é produzido pelas atividades de indivíduos e é usado no mercado para receber algo em troca”.

Sem um estoque estável de valor, a troca voluntária se torna difícil. Como von Mises escreve, “A cooperação social entre os homens — e isso significa o mercado — é o que traz a civilização”. Quando o dinheiro se torna inútil, “tudo o que a civilização criou” está em risco.

No verão de 1924, a estabilidade monetária havia retornado, e Haffner viu que, apesar da paz e da estabilidade monetária, a mentalidade de muitos alemães preparava o cenário para um futuro perigoso:

Uma geração de jovens alemães se acostumou a ter todo o conteúdo de suas vidas entregue gratuitamente, por assim dizer, pela esfera pública, toda a matéria-prima para suas emoções mais profundas, para amor e ódio, alegria e tristeza, mas também todas as suas sensações e emoções — acompanhadas, embora pudessem ser, de pobreza, fome, morte, caos e perigo.

A Alemanha se tornou uma nação de consumidores passivos de eventos externos, uma população incapaz de encontrar um propósito interno ou dar sentido às suas vidas. Haffner explicou:

Agora que essas entregas cessaram de repente, as pessoas ficaram desamparadas, empobrecidas, roubadas e decepcionadas. Elas nunca aprenderam a viver de dentro de si mesmas, como tornar uma vida privada comum ótima, bonita e valiosa, como aproveitá-la e torná-la interessante. Então, elas consideraram o fim da tensão política e o retorno da liberdade privada não como um presente, mas como uma privação.

Os alemães estavam ansiosos por uma ação externa para preencher um vazio interno. Os alemães na década de 1920, relatou Haffner, “estavam entediados… eles esperavam ansiosamente pela primeira perturbação, o primeiro revés ou incidente, para que pudessem deixar esse período de paz para trás e partir para alguma nova aventura coletiva”.

A percepção de Haffner era que aqueles que resistiam ao nazismo poderiam encontrar sentido criando uma vida rica, independente de excitação externa, enquanto aqueles que não tinham essa força de espírito se tornavam nazistas.

Até Hitler chegar ao poder, Haffner estava confiante de que as restrições da civilização alemã se manteriam:

Nós nos sentíamos mais ou menos seguros de que [os nazistas] seriam mantidos sob controle. Nós nos movíamos entre eles com a mesma indiferença com que os visitantes de um zoológico moderno sem jaulas passam pelos animais de rapina, confiantes de que suas valas e sebes foram cuidadosamente calculadas. Os animais, por sua vez, provavelmente retribuíam esse sentimento. Com profundo ódio, eles cunharam a palavra “sistema” para a força impalpável que os mantinha dentro de limites enquanto os deixava em liberdade. Por enquanto, pelo menos, eles eram mantidos dentro de limites.

Na América de hoje, ouvimos as mesmas críticas contra o “sistema”, e a Constituição dos EUA é atacada como uma das “barreiras ao progresso”.

Na América de hoje, a Gallup descobriu que 85 por cento dos trabalhadores não estão engajados no trabalho. Assim, muitas pessoas não encontram sentido em uma atividade que consome metade do seu dia acordado. Esse tédio é aliviado quando os indivíduos habitualmente verificam seus telefones uma média de 144 vezes ao longo do dia. As pessoas estão ansiosas para preencher um vazio interior.

Haffner alertou: “Decisões que influenciam o curso da história surgem das experiências individuais de milhares ou milhões de indivíduos”. Se Haffner, um estudioso apaixonado por história, estivesse vivo hoje, ele agitaria uma bandeira amarela. A falta de propósito e a covardia podem nos levar a aceitar o ruinoso chamado da sereia totalitária.


Fonte: American Institute for Economic Research

Barry Brownstein é professor emérito de economia e liderança na Universidade de Baltimore. É autor de The Inner-Work of Leadership, e seus ensaios foram publicados em periódicos como Foundation for Economic Education e Intellectual Takeout.

Tradução: IoP


Para saber mais

Haffner, Sebastian. Desafiando Hitler: Uma Memória. Editora Companhia das Letras, 2003. Uma análise aprofundada da ascensão de Hitler e das condições que permitiram seu poder.

Mises, Ludwig von. Sobre Dinheiro e Inflação. Editora Instituto Mises Brasil, 2015. Uma obra essencial para entender a teoria econômica por trás da hiperinflação e seus impactos.

Arendt, Hannah. Origens do Totalitarismo. Editora Companhia das Letras, 2018. Explora as raízes e os mecanismos do totalitarismo, oferecendo uma perspectiva crítica sobre regimes autoritários.

Kershaw, Ian. Hitler: 1889-1936: Hubris. Editora Objetiva, 2000. Uma biografia abrangente de Adolf Hitler, cobrindo suas origens e ascensão ao poder.

Burleigh, Michael. A Terceira Reich: Uma História. Editora Record, 2001. Um relato detalhado sobre o regime nazista e sua influência na história moderna.

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