Robôs e a libertação dos humanos

A AI e a automação começarão a substituir os empregos que as pessoas não querem fazer.

A temporada de férias é a época mais movimentada do ano para compras online. Na Cyber ​​Monday e na Black Friday deste ano, a Amazon vendeu mais de um bilhão de itens e as vendas de compras na Black Friday totalizaram US$ 9,8 bilhões. Uma instalação típica do Amazon Hub em Port Wentworth, Geórgia, processou mais de 90.000 pacotes durante o movimentado fim de semana de compras, acima dos 50.000 pacotes típicos.

Durante a temporada de férias, a Amazon (e todos os grandes varejistas) aumentam as contratações, mas a empresa tem sido atingida por reclamações e ações judiciais sobre condições de trabalho inseguras. Os reguladores trabalhistas estaduais multaram a Amazon por um local de trabalho que expõe os funcionários a um risco aumentado de lesões ergonômicas e distúrbios músculo-esqueléticos à medida que se dobram e torcem desajeitadamente para transportar mercadorias em suas instalações.

A robótica com IA poderiam aliviar as taxas de lesões e aumentar a produtividade dos trabalhadores, além de cozinhar alimentos ou escrever ensaios académicos. Na Amazon, os robôs realizam tarefas repetitivas ou de levantamento de peso que podem causar qualquer desgaste substancial ao corpo humano, reduzindo o risco de lesões aos funcionários. A robótica com IA complementaria este tipo de trabalho, em vez de substituir, os humanos.

A Amazon tem hoje 750 mil robôs em suas instalações, uma década depois de adquirir a Kiva Systems. Com isso a taxa de acidentes de trabalho em instalações com robôs diminuiu 15 % no ano passado.

O sistema de armazenamento em contêineres da Amazon usa robótica para descobrir qual prateleira móvel ou cápsula contém a encomenda, encontrá-la e levá-la ao funcionário. Dessa forma, os funcionários não precisam estender seus membros para retirar itens. 

Os sistemas robóticos de manuseio da Amazon, Cardinal e Sparrow, ajudam os funcionários durante a classificação. O Cardinal separa os pacotes pesados ​​(50 libras) de sacolas ou bandejas, lê os rótulos e os coloca em uma prateleira com rodas. Um funcionário não precisa levantar e virar um objeto pesado. Depois que um funcionário retira os pacotes encomendados pelo cliente em uma sacola, o Sparrow consolida o estoque existente em diferentes sacolas para devolver as sacolas cheias ao armazenamento. 

O mais novo robô da Amazon, Digit , complementa o Sparrow. Ele pega e movimenta sacolas vazias, outra atividade altamente repetitiva que gera desgaste no corpo humano.

Proteus , um robô móvel autônomo, pode navegar por uma instalação e mover objetos pesados. Lançado em junho de 2022, ele move objetos com mais de 50 quilos pelas prateleiras com rodas (GoCarts). O Proteus pode fazer flexões e levantamentos, duas atividades que apresentam maiores índices de lesões em humanos.

Além disso, a Amazon está experimentando um sistema multirobô chamado Sequoia em uma instalação em Houston, Texas. O Sequoia entrega todas os pacotes aos funcionários em uma estação de trabalho ergonômica, onde o colaborador só precisa trabalhar, manuseando pacotes a partir da altura da coxa até a altura do meio do peito. Esta inovação elimina a necessidade de alcançar ou agachar regularmente, reduzindo ainda mais a taxa de lesões. 

O Sequoia melhorou a identificação e o armazenamento do inventário recebido em 75%, reduzindo o tempo para listar e atualizar o inventário na Amazon.com. Também reduziu o tempo de processamento de pedidos em 25%, acelerando o tempo de envio.

Com a implementação da robótica e da IA, a Amazon pôde reduzir lesões e enviar muito mais rápido. Em algumas instalações para o mesmo dia, os pacotes são “preparados para envio dentro de 11 minutos após a efetivação do pedido para o mesmo dia”, cerca de uma hora mais rápido do que nas instalações para o dia seguinte ou para dois dias. 

A IA também ajudou a Amazon a criar rotas de entrega eficientes, “adaptando-se em tempo real ao tráfego e às condições climáticas”, e ainda a planejar a demanda diária por pacotes para que a empresa possa prever onde e quando os itens serão pedidos. Os centros de distribuição podem lidar com mais de 110.000 pacotes durante a temporada de férias, acima dos 60.000 que normalmente atendem.

A IA e a robótica terão impacto nos empregos e mudarão vários setores, mas a automação começará primeiro a substituir os empregos que as pessoas não querem fazer. A robótica que incorpora IA acelera a produtividade nestas tarefas manuais, tal como as máquinas triplicaram a produtividade dos agricultores na virada do Século XX.

Os robôs se destacam exatamente nas tarefas repetitivas que embrutecem a mente e sobrecarregam o corpo humano.

Neste artigo vimos que, ao incorporar a robótica em seu sistema de remessa, a Amazon aumentou a eficiência e reduziu as taxas de lesões dos trabalhadores. A IA e a automação levaram à criação de 700 novos tipos de empregos relacionados à robótica somente na Amazon, complementando o trabalho humano, tornando-o mais seguro e eficiente.


Janna Lu é estudante de doutorado em economia na George Mason University, Summer Graduate Research Fellow no American Institute for Economic Research e Hayek Fellow no Mercatus Center.

Fonte: American Institute for Economic Research

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
96InscritosInscrever

Últimas Notícias