São Tomás de Aquino, um dos grandes filósofos e teólogos da história, desempenhou um papel importante na articulação e compreensão das virtudes, como referência do protagonismo para o bem. Em sua vida e obra, especialmente a monumental “Suma Teológica”, São Tomás nos apresenta a sua busca incansável pela verdade e pela compreensão profunda das virtudes, em um guia para orientar a vida humana.
A filosofia de São Tomás de Aquino baseou-se no realismo aristotélico, em que sua maior inspiração foi o filósofo grego Aristóteles. Suas obras formularam um novo pensamento filosófico cristão, que destacavam a razão e a vontade humana.
A vida de São Tomás de Aquino
Tomás de Aquino nasceu em 1225 no Castelo de Roccasecca, no Reino da Sicília, que hoje faz parte da Itália. Filho de nobres, Tomás foi destinado desde cedo a uma vida religiosa. Aos cinco anos, foi enviado ao mosteiro de Monte Cassino para ser educado pelos monges beneditinos. Posteriormente, ele estudou na Universidade de Nápoles, onde teve seu primeiro contato com a obra de Aristóteles, que influenciaria profundamente sua filosofia.
Apesar da resistência inicial de sua família, que desejava vê-lo ocupar uma posição elevada na Igreja, Tomás ingressou na Ordem dos Pregadores, os Dominicanos, atraído pela vida de pobreza e dedicação ao estudo. Ele continuou seus estudos em Paris e Colônia, onde foi aluno de Alberto Magno, um dos maiores filósofos e teólogos da época. Sob a tutela de Alberto, Tomás desenvolveu seu pensamento e começou a escrever suas primeiras obras.
A produção da Suma Teológica
A “Suma Teológica” é a obra-prima de São Tomás de Aquino, escrita entre 1265 e 1274. Este extenso compêndio teológico foi concebido como um guia para a formação dos estudantes de teologia, mas seu impacto transcendeu em muito esse objetivo inicial. Dividida em três partes, a “Suma Teológica” aborda a existência de Deus, a moral cristã e a pessoa e a obra de Cristo.
Um dos aspectos centrais da “Suma Teológica” é a sua exploração das virtudes. Tomás de Aquino integrou a filosofia aristotélica com a doutrina cristã, apresentando uma visão abrangente e sistemática das virtudes. Ele classificou as virtudes em teologais (fé, esperança e caridade) e cardeais (prudência, justiça, fortaleza e temperança), estabelecendo uma estrutura que influenciaria a ética cristã por séculos.
A relação de São Tomás com as virtudes
Para São Tomás de Aquino, as virtudes são hábitos bons que aperfeiçoam as faculdades humanas e orientam o homem para o bem. Ele considerava que as virtudes teologais são infundidas por Deus na alma humana e orientam o homem diretamente para Ele, enquanto as virtudes cardeais são adquiridas pelo esforço humano e regulam as ações e paixões de acordo com a razão.
Fé, esperança e caridade: As virtudes teologais são a base da vida cristã. A fé permite ao homem acreditar nas verdades reveladas por Deus; a esperança orienta o homem para a confiança nas promessas divinas; e a caridade é o amor a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Prudência, justiça, fortaleza e temperança: As virtudes cardeais são fundamentais para a vida moral. A prudência é a virtude que permite ao homem discernir o bem e os meios adequados para alcançá-lo; a justiça consiste em dar a cada um o que lhe é devido; a fortaleza permite enfrentar os desafios e sofrimentos com coragem; e a temperança modera os desejos e prazeres, mantendo o equilíbrio e a moderação.
O Impacto das virtudes na prática cristã
São Tomás de Aquino mostrou que as virtudes são essenciais para alcançar a felicidade e a perfeição humana. Ele argumentou que a prática das virtudes conduz ao florescimento humano e à realização do bem comum. Além disso, as virtudes teologais, sendo dons divinos, elevam o homem a uma participação na vida divina, transformando a vida moral em uma jornada espiritual.
A influência da “Suma Teológica” e das ideias de São Tomás de Aquino sobre as virtudes é imensa. Sua síntese da filosofia grega e da doutrina cristã estabeleceu uma base sólida para a teologia moral, que continua a orientar a Igreja Católica e muitos outros campos da ética cristã.
Os ensinamentos de São Tomás de Aquino na prática
A aplicação dos fundamentos de São Tomás de Aquino, em nossa vida, pode ser observado em várias figuras e iniciativas que promovem as virtudes e a busca pela verdade em ações diárias.
Para ilustrar a obra de Sâo Tomás, destacamos o trabalho de Viktor Frankl, psiquiatra e sobrevivente do Holocausto, cuja obra “Em Busca de Sentido” reflete a importância da esperança e da resiliência (fortaleza) diante do sofrimento. Ele exemplifica como a virtude da esperança pode dar sentido e direção à vida, mesmo nas circunstâncias mais adversas.
O indivíduo que se eleva acima de si mesmo avança para a maturidade. Sim, o verdadeiro produto do sofrimento é, afinal de contas, um processo de maturidade.
Viktor Frankl, nasceu em Viena em 1905, se tornou um renomado psiquiatra e neurologista, fundador da Logoterapia, uma abordagem terapêutica centrada na busca de sentido. Durante a Segunda Guerra Mundial, Frankl foi deportado para campos de concentração nazistas, incluindo Auschwitz e Dachau, onde perdeu a maior parte de sua família. Enfrentando condições desumanas e sofrimento extremo, Viktor manteve-se firme na convicção de que mesmo nas circunstâncias mais adversas, a vida pode ter significado. Essa crença fundamental, refletindo a virtude da esperança, foi essencial para a sua sobrevivência e resistência.
A virtude da fortaleza desempenhou um papel central na trajetória de Frankl durante o Holocausto. Ele enfrentou a brutalidade e a desumanização dos campos de concentração com uma resiliência extraordinária. Frankl observou que os prisioneiros que encontravam um propósito ou significado em suas vidas, mesmo que em atitudes simples como ajudar os outros, tinham uma maior chance de sobreviver. Ele próprio se comprometeu a cuidar dos companheiros de prisão, oferecendo-lhes apoio psicológico e esperança. Sua fortaleza não foi apenas física, mas mental e espiritual, permitindo-lhe suportar a dor e o sofrimento com dignidade.
Após a guerra, Viktor Frankl transformou suas experiências e observações em um legado poderoso através de sua obra “Em Busca de Sentido”. Para ele a busca pelo significado é a motivação primária do ser humano, uma visão profundamente enraizada nas virtudes de esperança, fortaleza e caridade. Frankl ensinou que, ao encontrar um propósito, as pessoas podem superar o desespero e a adversidade. Sua vida e obra exemplificam como as virtudes podem não apenas ajudar a sobreviver a momentos de extrema dor, mas também a florescer e a contribuir significativamente para a humanidade, inspirando gerações a encontrar sentido e resiliência em suas próprias vidas.
Sofrimento, virtudes e maturidade
Viktor Frankl, influenciado pela filosofia existencial e pela psicologia humanista, desenvolveu sua abordagem terapêutica, conhecida como Logoterapia, que enfatiza a busca por sentido na vida como um dos principais motores do ser humano. Para Frankl, a maturidade envolve não apenas o desenvolvimento pessoal, mas também a capacidade de encontrar significado e propósito mesmo diante do sofrimento.
Essa perspectiva pode ser relacionada ao pensamento de São Tomás de Aquino que argumenta que as virtudes são hábitos bons que aperfeiçoam as faculdades humanas e orientam o homem para o bem. Em sua visão, o sofrimento pode ser visto como uma oportunidade para o crescimento moral e espiritual, pois desafia o indivíduo a exercitar a fortaleza, a paciência e a esperança, virtudes que são essenciais para enfrentar adversidades com dignidade e resiliência.
O exemplo arrasta
O exemplo é uma das ferramentas mais poderosas na formação do caráter e na inculcação das virtudes. Quando observamos figuras exemplares, especialmente na infância e adolescência, somos inspirados a imitar suas qualidades e comportamentos. Figuras como São Tomás de Aquino e Viktor Frankl são referências concretas e inspiradoras que podem guiar pessoas a adotar virtudes morais.
São Tomás de Aquino dedicou sua vida ao estudo e à explicação das verdades da fé cristã. Sua obra, especialmente a “Suma Teológica”, permanece um marco na compreensão das virtudes e seu papel na vida humana. Integrando razão e fé, Tomás de Aquino demonstrou que as virtudes não são apenas princípios abstratos, mas realidades vivas que moldam e elevam a existência humana. Sua visão profunda e integradora continua a inspirar e guiar aqueles que buscam viver de acordo com os princípios da moral cristã e alcançar a verdadeira felicidade.
De maneira semelhante, Viktor Frankl, com sua trajetória de vida marcada pela resiliência e busca de sentido, ilustra como as virtudes podem ser uma fonte de força e direção, mesmo nas circunstâncias mais adversas. Observando as vidas e ensinamentos de indivíduos como São Tomás de Aquino e Viktor Frankl, somos lembrados de que a prática das virtudes não só eleva o indivíduo, mas também inspira os outros a seguir um caminho de integridade e propósito.
Para saber mais
- São Tomás de Aquino. Suma Teológica – Principal obra teológica de Tomás, contendo suas reflexões sobre as virtudes.
- Etienne Gilson. O Tomismo: Introdução à Filosofia de São Tomás de Aquino – Uma análise acessível e compreensiva do pensamento de Tomás.
- Josef Pieper. As Virtudes Fundamentais – Exploração das virtudes cardeais à luz da filosofia de Tomás de Aquino.
- Ralph McInerny. A Suma Teológica de Tomás de Aquino: Uma Visão Geral – Introdução clara e concisa à obra magna de Tomás.
- John Finnis. Aquinas: Moral, Political, and Legal Theory – Estudo da ética e da filosofia política de Tomás de Aquino.