Um novo dia raiou na Argentina

A vitória de Milei representa, acima de tudo, a derrota do Kirchnerismo, do Peronismo e do Socialismo que há décadas dominam a política argentina.

Javier Milei é o novo presidente da República Argentina! Pela primeira vez, a Argentina, e a América Latina, tem um presidente declaradamente anarcocapitalista. A vitória de Milei representa, acima de tudo, a derrota do Kirchnerismo, do Peronismo e do Socialismo que há décadas dominam a política argentina.

A vitória de Milei representa também um novo capítulo para as ideias de liberdade na tão sofrida América Latina: na Venezuela de Nicolás Maduro e do bolivarianismo chavista; na Colômbia de Gustavo Petro, das guerrilhas e do narcotráfico; no Chile de Gabriel Bóric e da tentativa fracassada de criar uma Constituição progressista; na Bolívia de Luis Arce e de Evo Morales; no México de Andrés Obrador e da violência dos cartéis; na Nicarágua de Pedro Ortega e da perseguição religiosa; no Brasil do lulopetismo e da democracia relativa. O segundo maior país da América Latina nos mostra que há esperanças.

A oportunidade perdida: Mises em Buenos Aires

Em 1959, Ludwig von Mises visitou a Argentina e palestrou em Buenos Aires para uma palestra formada por jovens estudantes, jornalistas, professores e empresários. Dado o desconhecimento do grande público sobre as teorias econômicas e políticas, Mises falou de maneira simples, porém assertiva, sobre capitalismo, socialismo, intervencionismo, política econômica, inflação e outros temas. Suas palestras foram transcritas e se tornaram o livro mais vendido de Mises: As Seis Lições.

A oportunidade que se apresentou a Mises e às ideias da liberdade pareceu perfeita. Mises rogava aos argentinos que fugissem do populismo peronista e dos presidentes militares, ambos igualmente intervencionistas. O professor Iorio descreve o evento:

“Mostra Ludwig von Mises que a melhor política econômica é aquela que limita o governo a criar as condições que permitem aos indivíduos perseguirem seus próprios objetivos e viverem em paz e que a obrigação do governo é simplesmente proteger a vida e a propriedade para permitir que as pessoas desfrutem da liberdade e da oportunidade de cooperar e de efetuar trocas entre si. Assim, o governo deve criar o ambiente que permita que o capitalismo possa florescer”.

Naquela época, o ditador Juan Domingo Perón, depois de anos de governos desastrosos que destruíram a economia argentina, estava exilado. Ele era o presidente desde 1946, mas foi deposto e forçado a sair do país em 1955.

Perón é um símbolo do populismo latino-americano e serve de inspiração para os economistas socialistas que o seguiram na Argentina. O peronismo, como ficou conhecida sua corrente política, nada mais é do que uma variação latino-americana do socialismo e do fascismo: estado forte, indivíduo fraco. Aqui no Brasil, tivemos um fenômeno semelhante, o Varguismo, representado pela figura do ditador fascista e populista Getúlio Vargas.

As palestras de Mises não surtiram o efeito desejado no público argentino. De fato, Perón voltaria à Argentina e seria eleito presidente em 1973. Sua segunda esposa, Isabelita Perón, foi sua vice-presidente e, após a morte de Juan Perón, assumiu o governo. Mas as seguidas e insustentáveis acusações de corrupção provocaram sua deposição em março de 1976.

Na conturbada história política argentina, não muito diferente do restante da América Latina, observou-se uma alternância entre governos populistas e socialistas e governos militares intervencionistas. Desde a década de 1990, as ideias peronistas permaneceram quase sem trégua no poder, entregando anos de inflação e dívida. A situação se tornou insustentável no começo dos anos 2000.

Mas a resposta às dificuldades econômicas e sociais do país foram das piores possíveis: dobrar a aposta. Um novo nome populista surgiu na Argentina: o Kirchnerismo. Não se tratava de uma grande novidade, já que representava a continuidade do peronismo, mas serviu para renovar as ideias socialistas no país.

Primeiro com Néstor Kirchner e depois com Cristina Kirchner, o peronismo do século XXI não foi muito diferente: mais inflação, corrupção, dívida e pobreza. Nem mesmo o respiro conservador de Maurício Macri foi capaz de corrigir os problemas. E a chegada de Alberto Fernández só pioraria a situação.

A Argentina, que no início do século XX figurava como um dos mais ricos, então a sexta maior economia do mundo, hoje amarga 40% de sua população na pobreza e inflação de preços na casa dos 140%.

Uma nova oportunidade: o fenômeno Milei

Mas nem tudo se perdeu e, 64 anos depois daquela visita de Ludwig von Mises, o povo argentino abraçou uma nova oportunidade.

Javier Milei ganhou proeminência na segunda metade da década de 2010, participando de debates calorosos na televisão, em que denunciava o socialismo e defendia as ideias da liberdade. Seu perfil combativo e sua retórica agressiva, somados à deterioração da economia argentina, lhe valeram uma exponencial popularidade.

Milei entrou na política em 2020, quando se juntou à coalização La Libertad Avanza. Identificando-se como anarcocapitalista, Milei defendeu o “liberalismo duro e puro” para derrotar o socialismo. Sua filosofia se resume ao respeito aos projetos de vida dos outros, ao princípio da não-agressão e à defesa da propriedade privada e de mercados desimpedidos.

Eleito deputado em 2021, o fenômeno Milei não parou de crescer. A destruição da economia pelos peronistas-kirchneristas tornou a candidatura de Milei à presidência um imperativo. Em seu plano de governo, Milei não se furtou apenas a denunciar os problemas, mas realmente apontou o caminho para as soluções.

A inflação, que chega a três dígitos, é um roubo perpetrado pelo banco central, explica Milei. A solução? O fim do banco central. Sua marca registrada durante a campanha eleitoral foi a serra elétrica, para simbolizar sua missão de reduzir drasticamente o tamanho do estado argentino. Milei também defende a desregulamentação do mercado legal de armas, a dolarização da economia, a adoção de vouchers educacionais para substituir as escolas públicas, o fim da obrigatoriedade da educação sexual integral, a reforma judicial e a modernização do mercado de trabalho, entre outras propostas.

Um novo dia raiou na América Latina

Passaram-se 64 anos desde as palestras de Mises em Buenos Aires e, hoje, Milei é o presidente eleito. Naquela ocasião, Mises visitou o país a convite de Alberto Benegas Lynch. Por coincidência, ou não, seu filho, também chamado Alberto Benegas Lynch, é o mentor de Javier Milei. “Ideias, e somente ideias, podem iluminar a escuridão”, ensinou Mises.

Só o tempo vai dizer se Milei, o primeiro presidente declaradamente anarcocapitalista da América Latina, será capaz de imprimir as mudanças que a Argentina tanto precisa. Mas o sinal que sua eleição envia a toda América Latina nos renova. Há esperança!


Samuel Vaz-Curado é mestre em Economia pela Universidade Federal de Sergipe.

Fonte: Mises Brasil

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
96InscritosInscrever

Últimas Notícias