Uma nova performance demográfica que, nas próximas décadas, mudará o mundo que conhecemos

Dos 30,3 milhões de idosos no Brasil, mais de 2 milhões são empreendedores

A demografia mundial está em constante mudança, e uma das transformações mais significativas que podemos observar nas próximas décadas é o aumento do número de pessoas idosas na população. Essa mudança é explicada pela queda na taxa de fecundidade e mudanças na expectativa de vida. Essa nova performance demográfica terá impacto em todas as áreas do conhecimento e muitas das questões inerentes à vida humana, incluindo a demanda mundial de investimento em políticas públicas, alimento, saúde, empreendedorismo, construção civil, publicidade, e no perfil do empreendedor do futuro.

Economia Prateada: uma nova atividade econômica

De acordo com um estudo realizado pela Pipe Social, a Economia Prateada, que se refere a todas as atividades econômicas associadas às necessidades das pessoas com mais de 50 anos e os produtos e serviços que elas consomem, será a terceira maior atividade econômica do mundo, movimentando US$ 7,1 trilhões anuais. Nos EUA, por exemplo, a economia prateada já representa mais de 25% do consumo, enquanto no Brasil, o consumidor maduro movimenta cerca de R$1,6 trilhões/ano, ou seja, 20% do poder de consumo do País.

O envelhecimento populacional e as projeções para o futuro

Segundo as projeções da ONU, até 2050 haverá mais de 2 bilhões de pessoas com 60 anos ou mais no planeta Terra. Esse crescimento é exponencial se comparado ao medido em 2017, cerca de 962 milhões pessoas. Em 2050, esse número passará para 2,1 bilhões – o equivalente a 25% da população mundial. Já no Brasil, de acordo com o IBGE, existem 30,3 milhões de idosos e seremos 68,1 milhões em 2050. Também em 2050, segundo as mesmas projeções, seremos o 6º país mais velho do mundo. Já em 2060, um em cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos.

O que tem sido desenhado para atender à população mais experiente?

Apesar de sermos um país com grande predominância da população jovem, é a faixa etária acima dos 60 anos que mais cresce no Brasil. No entanto, as políticas públicas ainda são formuladas pensando somente na população mais jovem, na construção de creches, escolas e universidades, por exemplo. O que tem sido desenhado para atender às necessidades e demandas da população mais velha? É preciso olhar com mais atenção para esse público nos próximos anos.

Além da Aposentadoria

Os idosos brasileiros ficam à margem das decisões das empresas, do governo e das próprias famílias, sobretudo pelo desafio do Brasil de equacionar o problema de uma previdência social deficitária, exercendo uma grande pressão, cada vez maior, em seu orçamento.

De acordo com o Sebrae, quase metade dos empreendedores no Brasil têm mais de 50 anos, e 7,3% dos novos empreendedores de negócios de pequeno porte do país têm 65 anos ou mais. Os empreendedores maduros são os que mais empregam no Brasil, sendo que metade dos novos negócios criados por essa faixa etária foi criada por mulheres.

Com a expectativa de vida crescente no país, a perspectiva de se manter ativo profissionalmente por mais tempo é cada vez mais comum entre os aposentados. Esses empreendedores buscam por oportunidades com baixo risco, preferencialmente em franquias, com processos estruturados e mais próximos à realidade das empresas em que trabalharam durante toda a vida. Eles têm clara noção de seus objetivos financeiros, procuram negócios que possam aportar sua experiência profissional e de vida, deixando um legado que se conecte com seus valores e propósito de vida.

Protagonismo dos Indivíduos

A nova performance demográfica traz consigo grandes desafios e oportunidades para indivíduos, empresas, governos e sociedade em geral. É necessário reconhecer a importância e o potencial da população madura em todas as áreas do conhecimento e na vida humana em geral, e criar políticas públicas, produtos e serviços que atendam às suas necessidades específicas, um nicho ainda pouco explorado e, portanto, repleto de oportunidades.

Indivíduos maduros são fundamentais nesse contexto, como agentes de transformação e trazem consigo a experiência e uma visão baseada em conhecimento ao longo do tempo. Empreendedores e profissionais maduros têm muito a contribuir para a economia, para a sociedade e para a inovação em diversos setores, e devem ser valorizados e incentivados.

O protagonismo dos indivíduos maduros criam condições favoráveis para o desenvolvimento humano e social, aproveitando todo o potencial dessa nova performance demográfica, além de orientar políticas de valorização da vida, da paz, da liberdade e da prosperidade.

IoP

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
96InscritosInscrever

Últimas Notícias