Exportações de milho em Mato Grosso aumentam 61%, impulsionadas pela China

Entre janeiro e fevereiro, estado embarcou 3,78 milhões de toneladas de milho, cerca de 45% do volume total brasileiro

O Mato Grosso tem impulsionado suas exportações de milho no primeiro bimestre deste ano. Com um aumento de 61,06% em relação ao mesmo período do ano passado, o estado embarcou 3,78 milhões de toneladas do cereal. Esse crescimento é resultado da demanda global por alimentos e da falta de oferta de grandes players do mercado, como a China, que representou 27,91% do milho exportado.

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), no seu boletim semanal do milho desta segunda-feira (13), o volume de milho embarcado por Mato Grosso representa 44,7% do total de 8,45 milhões de toneladas enviados pelo Brasil para o mercado externo.

China lidera embarques de milho

A China foi o principal destino do milho mato-grossense no primeiro bimestre deste ano, representando 27,91% das exportações. Em relação aos demais países, o Imea destaca que “apesar de ter iniciado recentemente as compras do milho mato-grossense, o país asiático foi responsável por 1,05 milhão de toneladas do total escoado de MT”.

Perspectivas para o mercado de milho

O Imea acredita que a demanda pelo milho deve continuar em alta, devido a fatores como a incerteza quanto à extensão do acordo entre a Rússia e a Ucrânia para a retomada das exportações de grãos ucranianos, a quebra de safra na Argentina, a redução nas perspectivas de escoamento dos Estados Unidos e a demanda crescente dos principais países importadores de milho.

O Brasil é um dos maiores produtores de milho do mundo, ocupando atualmente a terceira posição, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. O país tem grande importância no mercado global de milho, sendo um dos principais exportadores desse cereal. Além disso, a produção de milho é de extrema importância para a economia brasileira, contribuindo significativamente para o PIB agrícola e para a geração de empregos no setor.

IoP

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
96InscritosInscrever

Últimas Notícias