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Robôs e a libertação dos humanos

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A temporada de férias é a época mais movimentada do ano para compras online. Na Cyber ​​Monday e na Black Friday deste ano, a Amazon vendeu mais de um bilhão de itens e as vendas de compras na Black Friday totalizaram US$ 9,8 bilhões. Uma instalação típica do Amazon Hub em Port Wentworth, Geórgia, processou mais de 90.000 pacotes durante o movimentado fim de semana de compras, acima dos 50.000 pacotes típicos.

Durante a temporada de férias, a Amazon (e todos os grandes varejistas) aumentam as contratações, mas a empresa tem sido atingida por reclamações e ações judiciais sobre condições de trabalho inseguras. Os reguladores trabalhistas estaduais multaram a Amazon por um local de trabalho que expõe os funcionários a um risco aumentado de lesões ergonômicas e distúrbios músculo-esqueléticos à medida que se dobram e torcem desajeitadamente para transportar mercadorias em suas instalações.

A robótica com IA poderiam aliviar as taxas de lesões e aumentar a produtividade dos trabalhadores, além de cozinhar alimentos ou escrever ensaios académicos. Na Amazon, os robôs realizam tarefas repetitivas ou de levantamento de peso que podem causar qualquer desgaste substancial ao corpo humano, reduzindo o risco de lesões aos funcionários. A robótica com IA complementaria este tipo de trabalho, em vez de substituir, os humanos.

A Amazon tem hoje 750 mil robôs em suas instalações, uma década depois de adquirir a Kiva Systems. Com isso a taxa de acidentes de trabalho em instalações com robôs diminuiu 15 % no ano passado.

O sistema de armazenamento em contêineres da Amazon usa robótica para descobrir qual prateleira móvel ou cápsula contém a encomenda, encontrá-la e levá-la ao funcionário. Dessa forma, os funcionários não precisam estender seus membros para retirar itens. 

Os sistemas robóticos de manuseio da Amazon, Cardinal e Sparrow, ajudam os funcionários durante a classificação. O Cardinal separa os pacotes pesados ​​(50 libras) de sacolas ou bandejas, lê os rótulos e os coloca em uma prateleira com rodas. Um funcionário não precisa levantar e virar um objeto pesado. Depois que um funcionário retira os pacotes encomendados pelo cliente em uma sacola, o Sparrow consolida o estoque existente em diferentes sacolas para devolver as sacolas cheias ao armazenamento. 

O mais novo robô da Amazon, Digit , complementa o Sparrow. Ele pega e movimenta sacolas vazias, outra atividade altamente repetitiva que gera desgaste no corpo humano.

Proteus , um robô móvel autônomo, pode navegar por uma instalação e mover objetos pesados. Lançado em junho de 2022, ele move objetos com mais de 50 quilos pelas prateleiras com rodas (GoCarts). O Proteus pode fazer flexões e levantamentos, duas atividades que apresentam maiores índices de lesões em humanos.

Além disso, a Amazon está experimentando um sistema multirobô chamado Sequoia em uma instalação em Houston, Texas. O Sequoia entrega todas os pacotes aos funcionários em uma estação de trabalho ergonômica, onde o colaborador só precisa trabalhar, manuseando pacotes a partir da altura da coxa até a altura do meio do peito. Esta inovação elimina a necessidade de alcançar ou agachar regularmente, reduzindo ainda mais a taxa de lesões. 

O Sequoia melhorou a identificação e o armazenamento do inventário recebido em 75%, reduzindo o tempo para listar e atualizar o inventário na Amazon.com. Também reduziu o tempo de processamento de pedidos em 25%, acelerando o tempo de envio.

Com a implementação da robótica e da IA, a Amazon pôde reduzir lesões e enviar muito mais rápido. Em algumas instalações para o mesmo dia, os pacotes são “preparados para envio dentro de 11 minutos após a efetivação do pedido para o mesmo dia”, cerca de uma hora mais rápido do que nas instalações para o dia seguinte ou para dois dias. 

A IA também ajudou a Amazon a criar rotas de entrega eficientes, “adaptando-se em tempo real ao tráfego e às condições climáticas”, e ainda a planejar a demanda diária por pacotes para que a empresa possa prever onde e quando os itens serão pedidos. Os centros de distribuição podem lidar com mais de 110.000 pacotes durante a temporada de férias, acima dos 60.000 que normalmente atendem.

A IA e a robótica terão impacto nos empregos e mudarão vários setores, mas a automação começará primeiro a substituir os empregos que as pessoas não querem fazer. A robótica que incorpora IA acelera a produtividade nestas tarefas manuais, tal como as máquinas triplicaram a produtividade dos agricultores na virada do Século XX.

Os robôs se destacam exatamente nas tarefas repetitivas que embrutecem a mente e sobrecarregam o corpo humano.

Neste artigo vimos que, ao incorporar a robótica em seu sistema de remessa, a Amazon aumentou a eficiência e reduziu as taxas de lesões dos trabalhadores. A IA e a automação levaram à criação de 700 novos tipos de empregos relacionados à robótica somente na Amazon, complementando o trabalho humano, tornando-o mais seguro e eficiente.


Janna Lu é estudante de doutorado em economia na George Mason University, Summer Graduate Research Fellow no American Institute for Economic Research e Hayek Fellow no Mercatus Center.

Fonte: American Institute for Economic Research

Sufocada pela Síndrome de Estocolmo: Eis a nossa Liberdade

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Sufocada pela Síndrome de Estocolmo: Eis a nossa Liberdade

Em todo o mundo, os governos, sem exceção, são senhores territoriais que detêm a supremacia da força física sobre as pessoas que vivem dentro das suas fronteiras. Os governantes promulgam leis e emitem mandatos aos seus cidadãos, que, como pagadores de impostos e detentores da moeda inflacionada do seu governo, são assim forçados a fornecer qualquer financiamento que os seus senhores afirmam necessitar.

Este é o governo de sempre, uma situação normal. Hoje em dia, é normal o colapso iminente da nova e “aperfeiçoada” economia keynesiana de castelo de cartas e uma combinação de censura, perseguição e ataques dos meios de comunicação social contra aqueles que se opõem abertamente à tirania orwelliana que a substituirá. A guerra nuclear permanece em prontidão caso seja necessária.

“Sempre e como quer que [o governo] seja instituído, o povo deve ceder-lhe alguns dos seus direitos naturais, a fim de lhe conferir os poderes necessários” (ênfase adicionada).

John Jay, “Federalist No 2”.

A falha fundamental persistiu no nascimento

Quando os novos estados dos EUA adotaram os Artigos da Confederação, isso representou uma tentativa de criar um governo que apoiasse as verdades auto evidentes da Declaração, mas uma chicana permitiu a sua substituição pela Constituição dos EUA. Tal como argumentaram os Federalist Papers, a nova Constituição proposta limitaria o governo federal aos poderes expressamente enumerados no documento, o que equivaleria a pequenas violações da liberdade pessoal, ao mesmo tempo que estabeleceria um governo mais “enérgico”.

No entanto, após a sua ratificação, Alexander Hamilton – secretário do Tesouro e um dos três autores dos Federalist Papers – pensou que a Constituição também tinha poderes implícitos, observando que a cláusula de bem-estar geral e a cláusula necessária e adequada conferiam “elasticidade” à Constituição. Assim nasceu a primeira tentativa de criação de um banco central e uma maior expansão do alcance do governo.

Mas, além do debate sobre os “poderes”, a falha fundamental persistiu. O governo, e não o povo que ele governava, era soberano. Em 1862, Abraham Lincoln enfatizou este ponto em uma resposta ao abolicionista Horace Greeley, fundador e editor do New York Tribune, dizendo-lhe:

“O meu objetivo primordial nesta luta é salvar a União [isto é, o governo], e não é salvar ou destruir a escravidão. Se eu pudesse salvar a União sem libertar nenhum escravo, eu o faria, e se eu pudesse salvá-la libertando todos os escravos, eu o faria; e se eu pudesse salvá-la libertando alguns e deixando outros em paz, eu também faria isso”.

Após a rendição de Robert E. Lee em Appomattox em abril de 1865, a União que Lincoln supostamente salvou havia perdido a parte dos estados voluntários de sua composição. O governo federal, e não os estados que o criaram, era supremo. Mas poderia um ou mais estados ainda se separar? Em 1869, o presidente da Suprema Corte, Salmon P. Chase, escreveu em Texas v. White:

“A união entre o Texas e os outros estados era tão completa, tão perpétua e tão indissolúvel quanto a união entre os estados originais. Não havia lugar para reconsideração ou revogação, exceto através da revolução ou através do consentimento dos estados”.

A opinião da maioria considerou “ilegais todos os atos de secessão [unilateral]”. Os Estados Unidos eram “uma nação indivisível”, o que significa que a soberania reside nos governantes, não nas pessoas sob eles.

“Assim como a respiração, [o governo] não pode depender de nossa vontade. A necessidade forçará isso a todas as comunidades, de uma forma ou de outra.”

John C. Calhoun, A Disquisition on Government.

Se todos os homens fossem anjos

De acordo com o argumento dos anjos, se os homens fossem anjos e não enganassem, mentissem, intimidassem ou prejudicassem os outros de qualquer outra forma, não precisaríamos de governo. Mas é evidente que os homens não são anjos, por isso precisamos do poder do estado para ameaçar ou punir os malfeitores. Fica sem resposta a questão de quem serão os anjos vingadores que ocuparão a autoridade do estado.

A competição entre os três ramos visíveis do governo para manter cada um deles algo angelical, ou seja, agir de acordo com a sua autoridade constitucional, mas não excedê-la, fracassou completamente, sendo o fracasso evidenciado de forma mais flagrante na abdicação do Congresso dos seus poderes de guerra.

É claro que o eleitorado também está longe de ser angélico. Esquecendo que a ideia fundadora do seu país era a liberdade individual, eles provaram ser irresistivelmente atraídos pelo canto da sereia das promessas políticas.

Vamos ser práticos

Admitindo a verdade do argumento dos anjos, os defensores de uma abordagem prática ao governo argumentam que podemos pelo menos tentar colocar as melhores pessoas no poder, a fim de evitar as piores farsas. Os americanos de hoje não têm coragem para a revolução, nem isso seria prático, por isso é melhor destruir a fera com reformas.

Para alguns, esta é uma forma de percorrer o longo caminho de regresso a um governo limitado. Não é abordado como permanecerá limitado, nem as especificidades das limitações. De alguma forma, mesmo com os melhores e mais brilhantes no poder, os direitos individuais desaparecem de consideração, uma vez que a premissa dominante continua a ser a soberania do estado. Sob essa premissa, o governo limitado tende a não permanecer limitado.

“O diabo que conhecemos”

A história está repleta de exemplos de pessoas que derrubaram os seus governos apenas para ficarem em situação pior. (Para uma abordagem humorística sobre isto, veja o filme Bananas, de Woody Allen, de 1971). Por que arriscar uma revolução quando podemos usar meios fora da rede para contornar a tirania governamental?

Como medida temporária, isto funciona muitas vezes, mas é uma política que apenas uma pequena minoria pode praticar.

“Mas quer a Constituição seja realmente uma coisa ou outra, isso é certo: ou ela autorizou um governo como o nosso, ou foi impotente para impedi-lo. Em ambos os casos, ela é imprópria para existir”.

Lysander Spooner, No Treason: The Constitution of No Authority.

A cura

A maioria das pessoas não tem estômago para uma revolução armada, a menos que o seu governo comece a disparar contra elas primeiro. Para aqueles que estão condicionados a nunca pegar numa arma, isto significa render-se.

Felizmente, os governos não querem destruir todos os seus constituintes: eles precisam da sua produtividade, pelo menos até que a inteligência artificial se torne mais viável. Mesmo na sua fase final de desespero, que envolve tudo forçado – moedas digitais do banco central, uma dieta de insetos, cidades de quinze minutos, a perversidade como norma – os governos ainda encontram apoio. Por quê?

Bem-vindo à síndrome de Estocolmo, que é o nome normalmente dado a um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo amor ou amizade por quem a agride ou a oprime. Essa relação ocorre entre pessoas de bem e criminosos como assaltantes, torturadores e sequestradores. O curioso é que vemos hoje surgir uma nova categoria de oprimidos, de pessoas que tornaram-se psicologicamente dependentes dos seus governantes, custe o que custar. Diz-se que a alternativa é a anarquia, e as pessoas acreditam que é uma não-solução, o colapso da civilização, frequentemente visto em zonas de guerra – vejam algumas manchetes recentes.

A boa e a má notícia é que a estrutura governamental que permeia o mundo – governada pela força – não durará. É uma estrutura baseada no roubo e na dívida, e acabará por entrar em colapso.

E essa eventualidade é iminente. O que acontecerá então?

A maioria das pessoas tem de ganhar a vida honestamente e está habituada a resolver uma ampla gama de problemas num sistema de troca voluntária. É com isto que as pessoas devem contar – com o seu próprio talento e a sua vontade de assumir a responsabilidade pelas suas ações e trabalhar com outros, no modelo de uma sociedade de direitos de propriedade. Não há produto ou serviço que o mercado não possa fornecer, desde que seja permitido.


George Ford Smith foi programador e instrutor de tecnologia e é autor de oito livros, incluindo “Fligh of the Barbarous Relic” e “The Jolly Roger Dollar”.

Artigo originalmente publicado em Mises Institute.

Nota: as visões expressas no artigo não são necessariamente aquelas do Instituto O Pacificador.

Prosperidade: 5 estratégias para alcançar a independência financeira

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Você já se perguntou se existe um número que lhe dirá quando você “conseguiu” se tornar financeiramente independente? Esse número existe e é definido como a “regra dos 4%.”

A regra dos 4% é uma regra usada pela maioria dos consultores financeiros que consiste em retirar no máximo 4% de seu portfólio por ano para que você viva indefinidamente com suas economias. A regra é baseada em 75 anos de história do mercado de ações e, embora haja debate sobre qual deveria ser a porcentagem exata, inverter a regra (1/0,04) significa que você precisa economizar 25 vezes seus gastos anuais para ser “preparado para vida.”

Desde que aprendi sobre a regra dos 4%, fiquei determinado a atingir esse padrão, de preferência antes de completar 40 anos. (Spoiler: Eu fiz). Não é que eu quisesse me aposentar mais cedo e ficar brincando pelo resto da vida. Eu queria passar a segunda metade da minha vida trabalhando em projetos nos quais acredito, em vez de lidar com a política do escritório e fazer um trabalho que odiava ou pelo qual não tinha paixão.

E é isso que eu fiz. Na semana em que completei 41 anos, larguei meu emprego para me tornar consultor e defensor do Bitcoin. Eu poderia correr um risco porque sabia que nunca mais precisaria trabalhar para viver – uma década de planejamento, trabalho duro e sacrifícios me prepararam para uma vida onde eu poderia concentrar meu tempo limitado em projetos nos quais acreditava.

Aqui estão cinco maneiras de como alcancei meus objetivos financeiros:

Posterguei comprar minha primeira casa o máximo que pude, até que a Covid-19 me forçou. Embora a casa própria seja ótima para uma família em crescimento, o aluguel durante quase os primeiros 20 anos da minha carreira foi crucial para meu sucesso financeiro

compensação financeira entre aluguel e compra é complicada. Em suma, a longo prazo, os preços das casas apenas acompanham a inflação, enquanto o mercado de ações proporciona um retorno pós-inflação de 7%.

“Nos últimos 125 anos, os preços das casas nos EUA aumentaram 3,2% ao ano antes da inflação e 0,3% depois da inflação”, explica a conselheira de finanças Chloe A. Moore, que acrescenta que a casa própria acarreta muitos custos ocultos.

Um desses custos ocultos é que a aquisição de uma casa própria torna bastante cara a mudança em busca de oportunidades de carreira, um custo que consegui evitar.

Morar em um apartamento quando era um jovem profissional me permitiu focar em minha carreira. Várias vezes, larguei meu trabalho e me mudei pelo país ou pelo mundo sem me preocupar com o fato de uma casa cheia de bens materiais me arrastar para baixo. Em 10 anos, mudei de Dallas para Nova York, para Xangai, para Atlanta, para Denver. Nunca tive que me preocupar em cortar grama, arruelas quebradas ou telhados com vazamentos. É possível investir dinheiro nesses problemas, mas evitar a distração permitiu que eu me concentrasse em aumentar minha renda.

Você não pode melhorar aquilo que não pode medir. É essencial acompanhar seu fluxo de caixa (entrada e saída) para melhorar sua situação. Tentei dezenas de aplicativos para fazer isso, mas o segredo foi monitorar minhas finanças usando o Personal Capital, uma ferramenta gratuita que rastreia seu fluxo de caixa. Os resultados falam por si: durante os primeiros 15 anos da minha carreira, economizei 4x o meu gasto anual, ou “taxa de consumo”. Depois que comecei a monitorar todos os meus gastos, levei mais 6 anos para atingir 25x, ou a meta da “regra dos 4%”.Observe que monitorar seus gastos não é o mesmo que fazer orçamento: nunca mantive um orçamento porque considero que é uma maneira terrível de pensar sobre gastos. Por que não? Se algo agrega mais valor para você do que realmente vale, você deve pagar por isso. Quem se importa com o que você pagou por isso no mês passado? A cada poucos anos, sairei e gastarei uma fortuna em novas roupas de trabalho, um computador, um carro novo ou um investimento empresarial. Quem se importa com quanto gastei nisso no mês ou ano anterior?
O que importa não é como seus gastos se comparam ao passado, mas como eles se comparam ao próximo melhor uso. Por exemplo, antes de gastar US$ 1.000 em um terno novo, calcularei o valor de economizar esse dinheiro. Mil dólares investidos ao longo de 30 anos valerão cerca de US$ 8.000. Valorizarei gastar US$ 8.000 quando tiver 70 anos mais do que US$ 1.000 hoje?

Seu cronograma será diferente – depende de qual porcentagem de sua renda é economizada para a aposentadoria em comparação com as próximas compras importantes. A questão é que você deve equilibrar cada compra potencial com o valor com desconto no tempo da próxima melhor compra, seja um iPhone no próximo mês ou um iate daqui a 40 anos. Uma ferramenta de acompanhamento financeiro e planejamento de investimentos torna esse cálculo muito mais fácil.

Visualizar o futuro é essencial.

Minha família é uma família de renda única e dois filhos – minha esposa é mãe e/ou estudante desde que nos casamos. Embora uma vez eu tenha visto isso como uma desvantagem, passei a ver os benefícios de um pai que fica em casa aliado a uma carreira ambiciosa.

O fluxo de caixa de uma segunda renda é fácil de ver, mas os custos não são tão óbvios. Além dos impostos mais altos e das despesas relacionadas ao trabalho, administrar uma casa com filhos acarreta muitas despesas gerais, e os pais que trabalham geralmente precisam investir dinheiro e estresse nos problemas para se manterem à tona.

É virtualmente impossível que ambos os pais se dediquem totalmente à carreira sem negligenciar os filhos. Algo tem que acontecer – ou um dos pais sacrificará sua carreira ou ambos terão um progresso profissional medíocre. Ao focar na paternidade, minha esposa pode permitir que eu me concentre em minha carreira durante o dia, para que eu possa apoiar suas necessidades como estudante à noite.

Além disso, como educamos em casa, temos custos muito baixos com cuidados infantis. Tiramos nossa filha de uma escola Montessori cara porque descobrimos que ela aprendia melhor em casa. O ensino em casa é financeiramente eficiente e me dá o espaço mental necessário para me concentrar no trabalho todos os dias.

É claro que se ambos acharem uma carreira gratificante ou não tiverem filhos, a situação será diferente. Mas não presuma simplesmente que dois rendimentos são maiores que um.

Eu incentivo “incursões paralelas”, mas muitas pessoas enfrentam atividades que fazem mais mal do que bem. A função ideal de uma atividade paralela não é ganhar algum dinheiro extra – é aumentar sua proposta de valor e treinar para uma vida de independência financeira e empreendedorismo.

Muitas pessoas enfrentam uma empreitada que distrai, em vez de melhorar, suas carreiras. Dirigir Uber à noite ou receber hóspedes do Airbnb todas as noites dificilmente melhorará sua carreira, a menos que seu sonho seja ser motorista ou entrar no setor de hosting. O mesmo acontece ao se tornar um pau para toda obra, que aceita qualquer trabalho que encontra.

A sua atividade paralela está fazendo com que você se torne um sonâmbulo durante o dia de trabalho ou trabalhe em seus shows no escritório? Você está gastando mais dinheiro em ferramentas e suprimentos para cada novo trabalho que traz? Você está crescendo como profissional e construindo um fluxo de receita sustentável com clientes que voltam para você ou está fazendo trabalhos aleatórios e únicos? Você está desistindo de novos projetos no trabalho, de uma promoção ou de um novo emprego exigente para o seu trabalho paralelo? Nesse caso, isso está impedindo você em vez de ajudá-lo. Se você está realmente buscando independência financeira, não precisa gastar um pouco mais de dinheiro – você precisa criar oportunidades de crescimento profissional.

Uma boa atividade paralela deve ajudá-lo a crescer em sua carreira ou a explorar uma nova. Você deve chegar ao escritório animado para experimentar novas ideias, não apenas cansado de ficar acordado a noite toda trabalhando em uma área não relacionada. Projetos paralelos em sua área atual muitas vezes permitem que você seja responsável por um projeto pequeno e use a mais recente tecnologia ou técnicas que são muito arriscadas ou difíceis de aprovar com seu chefe. Usei esse truque para me qualificar para empregos que de outra forma não poderia sonhar.

Não sou só eu, é claro.

Inúmeras outras pessoas usaram atividades paralelas para abandonar empregos de tempo integral e lançar novas carreiras. Basta perguntar a Josh Elwood, que em 2021 largou seu emprego de 60 horas semanais para se dedicar a atividades paralelas em tempo integral.

Três anos depois de iniciar várias iniciativas paralelas, ele ganhava US$ 189.000 anualmente em uma variedade de fontes de receita.

Depois de maximizar o spread, ou a  diferença entre o preço de compra e venda de uma ação, título ou transação monetária, entre suas receitas e despesas, você precisa aproveitar a magia dos retornos compostos investindo no mercado.

Existem tantas opiniões sobre estratégias de investimento quanto a investidores. No entanto, a maioria obtém retornos abaixo da média e a maioria dos day traders perde dinheiro. A menos que investir no mercado seja o seu trabalho de tempo integral, você provavelmente não vencerá o mercado. Você pode ter sorte, mas é provável que, se tentar sincronizar o mercado, seja guiado por suas emoções e compre na alta e venda na baixa.

“O temperamento adequado é muito mais importante para investimentos bem-sucedidos do que pontos de intelecto”, observou o famoso investidor Warren Buffett . “Se você tiver um intelecto razoável e o temperamento certo, [você provavelmente] ficará muito rico.”

O problema é que a maioria dos investidores não tem o temperamento certo, e é por isso que mesmo os melhores gestores de dinheiro do mundo não conseguem vencer o mercado. Então minha sugestão é: basta investir no mercado. Todo o mercado, não apenas o S&P 500. Você pode investir em um fundo de índice como VTI (EUA) + VEU (não EUA) ou usar um robô-trader que compra ações individuais (isso pode reduzir custos e economizar impostos).

Uso o Personal Capital. Não posso falar por outros traders-robô, mas o Personal Capital reequilibra a minha carteira não só por classe de ativos, mas também por setor de mercado, por isso estou posicionado para beneficiar do crescimento em qualquer setor. (Por carteira, refiro-me a títulos líquidos e alguns imóveis. Tenho outros ativos, como interesses comerciais, mas estou tentando manter este conselho universal.)

Se houvesse uma fórmula secreta para transformar abdominais em um abdome definido, de tanquinho, todo mundo faria isso. Mas um corpo esculpido requer conhecimento e anos de trabalho árduo, disciplina e sacrifício. Esse tipo de dedicação não é para todos. Resiliência, dedicação, mesmo que em alguns dias você não esteja no seu “melhor dia”. Consistência é a regra.

O mesmo se aplica ao objetivo da independência financeira.

É preciso educação e décadas de disciplina para obter um sucesso financeiro excepcional. A boa notícia é que você não precisa de sorte, conexões ou ser uma espécie de gênio para alcançar riqueza. Você só precisa seguir algumas regras simples: buscar uma carreira ambiciosa, controlar gastos, economizar, ter uma estratégia de investimento em índices e paciência para permanecer investido em ciclos de mercado voláteis.

Tudo tem técnica. Prosperidade também.


David Veksler é ex-diretor de tecnologia da Foundation for Economic Education e CTO da Royalty Exchange.

Fonte: Fee.org

A fórmula para um mundo mais rico? Liberdade, justiça e virtudes

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O mundo é rico e irá se tornar ainda mais rico.  Pare de se preocupar.

Nem todos já estão ricos, é claro.  Aproximadamente um bilhão de pessoas no planeta ainda sobrevive com a equivalente a US$ 3 por dia ou menos.  No entanto, no ano de 1800, praticamente todas as pessoas sobreviviam com US$ 3 ao dia (em valores de hoje).

O Grande Enriquecimento começou na Holanda do século XVII.  No século XVIII, o fenômeno já havia se espalhado para Inglaterra, Escócia e as colônias americanas.  Hoje, ele é praticamente universal.

Economistas e historiadores concordam quanto à sua espantosa e surpreendente magnitude: em 2010, a renda média diária de uma grande variedade de países, incluindo Japão, EUA, Botsuana e Brasil, havia crescido de 1.000 a 3.000% em relação aos níveis de 1800.  As pessoas deixaram de viver em tendas e cabanas de lama e foram morar em casas de dois andares e apartamentos em condomínios.  Saíram de uma realidade marcada por doenças causadas por água suja e infectada e alcançaram uma expectativa de vida de 80 anos.  Saíram da ignorância plena para a alfabetização e o conhecimento.

Ainda há quem diga que os ricos se tornaram mais ricos e os pobres, mais pobres.  Nada mais errado.  A se julgar pelo padrão de conforto básico trazido por itens essenciais, as pessoas mais pobres do planeta foram as que mais ganharam.  Em locais como Irlanda, Cingapura, Finlândia e Itália, mesmo as pessoas que são relativamente pobres têm acesso a alimentação adequada, educação, alojamento e cuidados médicos.  Seus ancestrais não tinham nada disso.  Nem mesmo remotamente.

Desigualdade de riqueza financeira é algo que varia intensamente ao longo do tempo; no entanto, no longo prazo, esta se reduziu.  A desigualdade financeira era maior em 1800 e em 1900 do que é hoje, como até mesmo o economista francês Thomas Piketty reconheceu.  E quando se toma como base o conforto trazido pelo consumo de itens básicos — que é o padrão mais importante de mensuração –, a desigualdade dentro de um país, e também entre países, caiu quase que continuamente.

[N. do E.: a este respeito, vale repetir um trecho deste artigo:

Diferenças na propriedade de ativos não significam uma igual diferença no padrão de vida, muito embora várias pessoas tenham esse fetiche.  Por exemplo, a riqueza de Bill Gates deve ser 100.000 vezes maior do que a minha.  Mas será que ele ingere 100.000 vezes mais calorias, proteínas, carboidratos e gordura saturada do que eu?  Será que as refeições dele são 100.000 vezes mais saborosas que as minhas?  Será que seus filhos são 100.000 vezes mais cultos que os meus?  Será que ele pode viajar para a Europa ou para a Ásia 100.000 vezes mais rápido ou mais seguro?  Será que ele pode viver 100.000 vezes mais do que eu? 

O capitalismo que gerou essa desigualdade é o mesmo que hoje permite com que boa parte do mundo possa viver com uma qualidade de vida muito melhor que a dos reis de antigamente.  Hoje vivemos em condições melhores do que praticamente qualquer pessoa do século XVIII.]

Em todo caso, o problema sempre foi a pobreza, e não a desigualdade em si.  O problema não é quantos iates possui a herdeira da L’Oreal Liliane Bettencourt, mas sim se a francesa média possui o suficiente para se alimentar.  À época em que se passa a história de “Les Misérables”, ela não tinha.  Nos últimos 40 anos, estima o Banco Mundial, a proporção da população mundial vivendo com apavorantes US$ 1 ou US$ 2 por dia caiu 50%. 

Paul Collier, economista da Universidade de Oxford, nos exorta a ajudar aquele “1 bilhão de pessoas mais pobres do mundo” entre as mais de 7 bilhões de pessoas que habitam a terra.  Claro, esse é nosso dever moral.  Mas ele também observa que, 50 anos atrás, de cinco bilhões de pessoas, quatro bilhões (80%) viviam em condições miseráveis.  Em 1800, eram 95% de um bilhão.

Podemos melhorar as condições da classe operária.  Aumentar a produtividade — o que permite aumentos salariais — por meio de engenhos possibilitados pela criatividade humana é o que sempre funcionou.  Em contraste, tomar dos ricos para dar aos pobres é um truque que fornece alívio apenas momentâneo.  Por definição, a expropriação é sempre um truque efêmero, sem qualquer efeito benéfico de longo prazo.  Já o enriquecimento trazido por aprimoramentos testados e aprovados pelo mercado é algo perene e que pode se perpetuar por séculos.  Mais ainda: é o que trará ainda mais conforto em termos de acesso a itens básicos e essenciais a praticamente qualquer pessoa do planeta. 

As causas deste Grande Enriquecimento

Mas o que então gerou este grande enriquecimento iniciado ainda na Holanda do século XVII?

Em termos simplificados, houve uma mudança radical na mentalidade das pessoas.  Houve uma mudança na atitude das pessoas em relação ao empreendedorismo, ao sucesso empresarial e à riqueza em geral

Antes de os holandeses, por volta de 1600, ou de os ingleses, por volta de 1700, mudarem o seu modo de pensar, havia honra em apenas duas opções: ser soldado ou ser sacerdote.  A honra estava apenas em estar ou no castelo ou na igreja.  As pessoas que meramente compravam e revendiam coisas para sobreviver, ou mesmo as que inovavam, eram desprezadas e escarnecidas como trapaceiras pecaminosas.

Um carcereiro, no ano de 1200, rejeitou apelos de misericórdia de um homem rico: “Ora, Mestre Arnaud Teisseire, o senhor chafurdava na opulência! Como poderia não ser um pecador?”

E então algo mudou.  Primeiro na Holanda, quando a população se revoltou contra o controle espanhol do país.  Depois na Inglaterra, com sua revolução, a qual é considerada a primeira revolução burguesa da história.  As revoluções e reformas da Europa, de 1517 a 1789, deram voz a pessoas comuns fora das hierarquias de bispos e aristocratas.  As pessoas passaram a admirar empreendedores como Benjamin Franklin, Andrew Carnegie e, atualmente, Bill Gates. A classe média, a burguesia, passou a ser vista como boa e ganhou a autorização para enriquecer.

De certa forma, as pessoas assinaram o ‘Tratado da Burguesia’, o qual se tornou uma característica dos lugares que hoje são ricos, como a Inglaterra, a Suécia ou Hong Kong: “Deixe-me inovar e ganhar dinheiro no curto prazo como resultado dessa inovação, e eu o tornarei rico no longo prazo”.

E foi isso que aconteceu.  Começou no século XVIII com o para-raios de Franklin e a máquina a vapor de James Watt.  Isso foi expandido, nos anos 1820 (século XIX), para uma nova invenção: as ferrovias com locomotivas a vapor.  E então vieram as estradas macadamizadas, assim chamadas em homenagem ao engenheiro escocês John Loudon McAdam.  Depois surgiram as ceifadeiras, criadas por Cyrus McCormick, e as siderúrgicas, criadas por Andrew Carnegie.  Ambos eram escoceses que viviam nos EUA. 

Tudo se intensificaria ainda mais no restante do século XIX e aceleraria fortemente no início do século XX.  Consequentemente, o Ocidente, que durante séculos havia ficado atrás da China e da civilização islâmica, se tornou incrivelmente inovador.  As pessoas simplesmente passaram a ver com bons olhos a economia de mercado e a destruição criativa gerada por suas lucrativas e rápidas inovações.

Deu-se dignidade e liberdade à classe média pela primeira vez na história da humanidade e esse foi o resultado: o motor a vapor, o tear têxtil automático, a linha de montagem, a orquestra sinfônica, a ferrovia, a empresa, o abolicionismo, a imprensa a vapor, o papel barato, a alfabetização universal, o aço barato, a placa de vidro barata, a universidade moderna, o jornal moderno, a água limpa, o concreto armado, os direitos das mulheres, a luz elétrica, o elevador, o automóvel, o petróleo, as férias, o plástico, meio milhão de novos livros em inglês por ano, o milho híbrido, a penicilina, o avião, o ar urbano limpo, direitos civis, o transplante cardíaco e o computador.

O resultado foi que, pela primeira vez na história, as pessoas comuns e, especialmente os mais pobres, tiveram sua vida melhorada.

Será que o mundo enriqueceu, como diz a esquerda, por meio da exploração de escravos ou de trabalhadores?  Ou por meio do imperialismo?  Não.  Os números são grandes demais para ser explicados por um roubo de soma zero.

Não foi a exploração dos pobres, nem investimentos, nem instituições já existentes.  O que causou o Grande Enriquecimento foi uma mera mudança de mentalidade, uma mera mudança de atitude.  Ou, para simplificar, uma mera ideia, a qual o filósofo e economista Adam Smith rotulou de “o plano liberal para a igualdade, a liberdade e a justiça”.  Em uma palavra, foi o liberalismo.  Dê às massas de pessoas comuns igualdade perante a lei e igualdade de dignidade social, e então deixe-as em paz.  Faça isso e elas se tornam extraordinariamente criativas e energéticas.

A ideia liberal foi gerada por uma feliz coincidência de acontecimentos no noroeste europeu de 1517 a 1789: a Reforma, a Revolta Holandesa, as revoluções na Inglaterra e na França, e a proliferação da leitura.  Estes acontecimentos, conjuntamente, libertaram as pessoas comuns, dentre elas a burguesia e sua livre iniciativa. 

Em termos sucintos, o Tratado da Burguesia é este: primeiramente, deixe-me tentar este ou aquele aprimoramento.  Ficarei com os lucros, muito obrigado.  Porém, em um segundo ato, estes lucros servirão de chamariz para aqueles importunos concorrentes, os quais irão também entrar no mercado, aumentar a oferta de bens e serviços, pegar parte da minha clientela e, consequentemente, erodir esses meus lucros (como a Uber fez com a indústria de táxi).  Já no terceiro ato, após todos os aprimoramentos e melhorias que criei terem se espalhado, eles farão com que você melhore de vida substantivamente e fique rico.

E foi isso o que ocorreu.

Você pode discordar e dizer que ideias são coisas corriqueiras e nada especiais, sendo que, para torná-las realidade, é necessário termos um capital físico e humano adequado, bem como boas instituições.  Esta é uma ideia muito popular, principalmente à direita, mas é errada.  Sim, é necessário ter capital e instituições para implantar e incorporar as ideias.  Mas capital e instituições são causas intermediárias e dependentes, e não a raiz.

A causa básica do enriquecimento foi, e ainda é, a ideia liberal, a qual originou a universidade, a ferrovia, as edificações, a internet e, mais importante de tudo, nossas liberdades.  A acumulação de capital é extremamente importante, mas não é a causa precípua do enriquecimento.  Qual foi a acumulação de capital que inflamou as mentes de William Lloyd Garrison e Sojourner Truth?  

Desde Karl Marx, a humanidade criou o hábito de buscar explicações materiais para o progresso humano.  Depender exclusivamente do materialismo para explicar o mundo moderno — seja o materialismo histórico da esquerda ou o economicismo da direita — é um erro.  Ideias sobre a dignidade humana e a liberdade foram as grandes responsáveis.  O mundo moderno surgiu quando se começou a tratar as pessoas com mais respeito, concedendo a elas mais liberdade.

Mudanças econômicas em todo e qualquer período da história dependem — muito mais do que os economistas acreditam — da mentalidade das pessoas.  Dependem daquilo em que elas acreditam.  Foram ideias e mudanças de atitude o que geraram o nosso enriquecimento.

É claro que nem todas as ideias são doces.  Fascismo, racismo, eugenia e nacionalismo são ideias que, recentemente, estão adquirindo um alarmante índice de popularidade.  Mas ideias práticas e agradáveis a respeito de tecnologias lucrativas e de instituições libertadoras, bem como a ideia liberal que permitiu que pessoas comuns, pela primeira vez na história, tivessem liberdade para empreender e enriquecer, geraram o Grande Enriquecimento.  Por isso é importante inspirar, estimular e encorajar as massas.  As elites não precisam desse empurrão, pois já são plenamente inspiradas.  Igualdade perante a lei e igualdade de dignidade ainda são a raiz do desenvolvimento econômico e espiritual.

Por fim, a grande ameaça à nossa prosperidade não são as recessões econômicas temporárias, mas sim a adoção de atitudes contrárias ao lucro e ao progresso.  Quando o ato de empreender e ganhar dinheiro passa a ser demonizado, e quando a inovação é obstaculizada, perdemos aquilo que Adam Smith rotulou de “o óbvio e simples sistema da liberdade natural”.  Aceitar e respeitar o capitalismo é uma ideia que funcionou muito bem para as pessoas ao longo dos dois últimos séculos.  Sugiro que a aceitação e o respeito devem continuar.


Deirdre McCloskey é professora de economia, história, inglês, e comunicação na Universidade de Illinois, em Chicago. Já escreveu 16 livros e publicou 400 artigos, que abordam desde os aspectos técnicos da economia até a ética e as virtudes burguesas.

Fonte: Mises Brasil

Por que as pessoas se submetem aos desmandos do Estado e de seus políticos

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Como corretamente diz o ditado, a intimidade pode gerar desprezo, mas também pode gerar algum tipo de sonolência ou tédio.

Aquelas pessoas que nunca conheceram outro arranjo fora daquele em que vivem — mesmo que vivam em um arranjo extraordinariamente problemático — tendem a não perceber nenhuma anomalia ao seu redor.  No mínimo, são incapazes de relacionar causa e consequência.  É como se fossem zumbis que caminham por aí indiferentes às coisas ao seu redor.

Essa é exatamente a postura das pessoas de hoje em relação ao Estado.

Elas sempre conheceram o Estado como ele é, e o veem como um fato consumado, como algo natural.  Elas encaram o Estado como encaram o tempo: haja chuva ou sol, tempestade com raios e trovões ou uma agradável brisa de primavera, ele sempre se manifesta, e não há nada que você possa fazer contra.  Trata-se de um aspecto da própria natureza.  Mesmo quando ele se mostra destrutivo, sua destruição é vista como algo semelhante a “atos de Deus”.

Essa nossa postura conformista em relação ao Estado ocorre não porque tal tipo de comportamento esteja predisposto em nossos genes, mas sim porque nossas condições de vida e nosso longo histórico de aceitação a este arranjo nos predispõem a encará-lo desta maneira resignada. 

Já aquelas pessoas que chegaram a viver sob outros arranjos reagiram a tentativas de imposição de um Estado de maneiras bem distintas.  Foi somente quando populações humanas desenvolveram a agricultura e passaram a se estabelecer em localidades fixas, que a humanidade se tornou mais condescendente com a dominação estatal.

Durante aquele período de tempo vastamente mais longo em que a humanidade era nômade e vivia em pequenos bandos que praticavam a caça e a coleta, o Estado era um arranjo impossível: as pessoas não tinham praticamente nenhuma espécie de riqueza não-perecível que podia ser espoliada pelo Estado, e se alguém tentasse impor algo semelhante a um domínio estatal sobre um bando, seus membros simplesmente sairiam daquela localidade, abrindo o máximo de distância possível entre si próprios e aqueles exploradores, evitando assim as depredações desta tentativa de criação de um Estado. 

Para ver relatos históricos sobre isso, leia o livro The Art of Not Being Governed: An Anarchist History of Upland Southeast Asia, de James C. Scott.

No entanto, ao longo dos últimos 5.000–10.000 anos, para praticamente todos os seres humanos do mundo, o Estado sempre existiu e sempre esteve presente com suas depredações e abusos dos direitos humanos.  Seu poder de dominar, subjugar e espoliar seus súditos é cuidadosamente sustentado pela sua destreza em explorar os medos humanos, dentre eles o medo dos indivíduos em relação ao próprio Estado e a outras ameaças à vida e à integridade, contra as quais o Estado jura que irá nos proteger.  (Nessa postura, o Estado em nada se difere daquelas gangues de bairro que extorquem pessoas em troca de “proteção”.)

Em todo caso, praticamente todos os indivíduos se tornaram totalmente incapazes de sequer imaginar como seria a vida sem um Estado.

Já aqueles poucos que se mostraram capazes de se libertar dessa condição hipnótica e vergonhosamente submissa em relação ao Estado se fazem duas perguntas:

1) Quem essas pessoas — a saber, os cabeças do Estado, sua guarda pretoriana, seus bajuladores e seus megaempresários protegidos no setor privado — pensam que são para nos tratar dessa maneira?

2) Por que praticamente todos nós aceitamos receber esse ultrajante tratamento do Estado?

Essas duas simples perguntas podem facilmente se tornar — e de fato formam — o cerne de vários livros, artigos e manifestos.  Embora algo semelhante a um consenso jamais tenha ocorrido, parece ser pouco controverso dizer que as respostas para a primeira pergunta têm muito a ver com o amplo predomínio de pessoas arrogantes e mal intencionadas que usufruem uma vantagem comparativa em coagir e confundir suas vítimas.  Tendo de escolher entre enriquecer por meios econômicos (pela produção e pelas trocas voluntárias) ou por meios políticos (roubo e extorsão), os membros das classes dominantes sempre optaram decisivamente pela segunda alternativa. 

O papa Gregório VII (1071-85), o líder da momentosa Revolução Papal que se iniciou durante seu papado e continuou durante os cinquenta anos seguintes (durando ainda mais na Inglaterra), não mediu palavras quando escreveu (como citado pelo estudioso Harold Berman): “Reis e príncipes obtiveram seus poderes porque seus conterrâneos eram homens ignorantes de Deus; e se elevaram acima destes seus conterrâneos por meio da soberba, da espoliação, da deslealdade e do homicídio — em suma, por todos os tipos de crime –, sempre instigados pelo Demônio, o príncipe deste mundo.  São homens cegados pela ganância e insuportáveis em sua insolência”.

É sim possível que alguns líderes políticos sinceramente acreditem possuir uma justificativa virtuosa para impor sua dominação sobre seus conterrâneos — e mais do que nunca nos dias de hoje, em que políticos populistas juram que uma vitória eleitoral equivale a uma consagração divina –, mas tal autoengano não altera em absolutamente nada a realidade da situação.

Quanto ao motivo de aceitarmos nos submeter aos ultrajes do Estado, as respostas mais persuasivas têm a ver com o medo que temos do Estado (em conjunto com o temor da responsabilidade própria que muitos sentem). 

Há aquela apreensão de ser o desafiante solitário, que no momento decisivo não contará com o apoio e a solidariedade das outras vítimas, as quais acabarão se omitindo e não juntarão forças.  E talvez ainda mais importante, há aquela “hipnose” ideológica (como explicada por Leon Tolstoi) que impede que a maioria das pessoas seja capaz de imaginar a vida sem o Estado ou seja incapaz de entender que o Estado reivindicar imunidade ao mesmos códigos morais que vinculam todos os outros seres humanos é uma impostura absurda.

Se um indivíduo comum não pode moralmente roubar, espoliar, sequestrar, fraudar ou matar, os indivíduos que compõem o Estado também têm de estar sujeitos a essas mesmas proibições. 

Igualmente, indivíduos comuns não podem delegar ao Estado as tarefas de roubar, espoliar, sequestrar, fraudar ou matar simplesmente porque tais indivíduos não têm tais diretos que seus conterrâneos; portanto, tais tarefas não podem ser terceirizadas. (Um simples lobby de poderosos empresários pedindo ao Estado mais protecionismo já configura uma intolerável terceirização da espoliação.)

Assim como Tolstoi, vários escritores e pensadores reconheceram que as classes dominantes se esforçam incansavelmente para incutir em suas vítimas uma ideologia que santifique o Estado e suas ações criminosas.  Sob esse prisma, é inegável que, historicamente, vários Estados foram extremamente bem-sucedidos nessa empreitada.  Sob o regime nazista, vários cidadãos alemães pensavam ser livres, assim como vários cidadãos das democracias ocidentais de hoje também pensam ser livres. 

A capacidade de uma ideologia cegar pessoas e deixá-las propensas à Síndrome de Estocolmo parece não ter limites, embora um regime como o da URSS, que mantinha as pessoas na persistente pobreza, pode descobrir que suas tentativas de produzir encanto ideológico em suas vítimas irá, ao final, gerar retornos cada vez mais decrescentes.

Portanto, uma astuta — e em contínua mudança — combinação de força arrogante e fraude insolente pode ser vista como sendo o principal ingrediente utilizado pelo Estado em seus multifacetados esforços para induzir sonolência em suas vítimas.  É claro que uma certa dose de cooptação acrescenta um tempero especial à mistura, de modo que todos os Estados se esforçam para presentear suas vítimas com um pedaço do pão que ele próprio roubou delas. 

Em troca desta graciosa benevolência, as vítimas se tornam profundamente agradecidas.


Robert Higgs é scholar adjunto do Mises Institute, é o diretor de pesquisa do Independent Institute

Fonte: Mises Institute

O que diferencia o capitalismo não é a competição, mas a liberdade de escolha

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O capitalismo é frequentemente descrito pelos seus detratores como “um sistema darwinista de competição”, uma selva na qual apenas os mais fortes sobrevivem, e na qual os mais fracos e os menos capazes definham.

Já os mais comedidos simplesmente descrevem o capitalismo como um sistema “baseado na concorrência”.

Curiosamente, vários defensores do capitalismo também parecem assimilar essa ideia de que o capitalismo é um sistema baseado na competição. Eles apenas contra-argumentam que essa concorrência, longe de ser um defeito, é na realidade a grande virtude do sistema, sendo ela a responsável por elevar o padrão de vida da população ao criar bens e serviços de melhor qualidade.

Em minha visão, isso é um erro. Aceitar a pressuposição de que o capitalismo é um sistema baseado na competição — em contraste a outros sistemas que hipoteticamente seriam de cooperação (como socialismo e comunismo) — significa aceitar um debate que já começa inteiramente moldado nos termos criados pelos seus detratores, de modo que, a partir daí, qualquer discussão já está contaminada e enviesada.

No âmbito estatal, a competição é selvagem

Obviamente, não estou criticando a concorrência. Nem poderia. Afinal, não fosse a concorrência entre produtores, com cada um deles se esforçando para ganhar acesso ao dinheiro dos consumidores, não haveria como vivenciarmos um progressivo aumento em nossa qualidade de vida em decorrência da contínua melhora observada nos bens e serviços que usufruímos — os quais, vale ressaltar, apresentaram quedas reais nos preços em decorrência exatamente desta competição.

A concorrência de mercado é o que aumenta a eficiência e reduz o preço real dos bens e serviços, ao mesmo tempo em que gera inovação. Dado que todos nós já estamos familiarizados com este argumento — até porque o vivenciamos diariamente –, é desnecessário ficar reforçando este ponto.

Adicionalmente, a alternativa à concorrência é o planejamento centralizado, no qual há um único fornecedor de bens e serviços, sendo ele quem decide “em nosso nome” como estes serão produzidos e alocados. Todas as sociedades que tentaram este arranjo se afundaram na miséria e no extermínio em massa.

O ponto aqui é outro.

Se os detratores do capitalismo consideram a competição de mercado algo ruim, por que o mesmo não se aplica à esfera política?

Peguemos a tão venerada democracia. Se a competição é um fator deletério e corruptor, então a democracia tem de ser o primeiro sistema a ser abolido. Afinal, o que fazem os políticos senão competirem acirradamente entre si para conseguir um cargo?

Pior: não apenas há essa acirrada competição entre partidos políticos, como também há uma vigorosa competição entre empresas, lobistas e grupos de interesse para ver quem consegue tratamento preferencial (subsídios, patrocínios, reservas de mercado etc.) de políticos e legisladores, tudo com o dinheiro do povo.

Se as pessoas que estão no mercado (a seção livre e voluntária da sociedade) vivem em um sistema de competição, o que dizer então do aparato estatal? O que dizer das pessoas que querem acesso a ele? A democracia é também um sistema de competição. E darwinista. Os políticos estão sempre competindo pelo acesso ao aparato de controle da sociedade. Estão competindo pelo “direito” de aprovar e impingir leis, legislações e políticas que serão aplicadas a todos e que afetarão a todos (queiramos nós ou não). Mais: tudo isso será compulsoriamente pago por nós.

Políticos e todas as pessoas que querem fazer parte do aparato estatal não estão simplesmente competindo por uma fatia de mercado, na qual o vencedor da competição é aquele que melhor satisfaz as demandas dos consumidores. Eles estão afetando diretamente a todos nós, a sem a nossa anuência.

O capitalismo é sobre trocas voluntárias

É óbvio que a competição, por si só, não é um mal. Longe disso. O problema é que definir o capitalismo como um sistema “baseado na competição” — em comparação a outros arranjos que supostamente são baseados na cooperação — é um truque retórico.

Aqueles que acreditam que o capitalismo é baseado na concorrência podem honestamente acreditar nisso, mas não é verdade. O capitalismo é um sistema tão concorrencial e competitivo quanto qualquer outro sistema. Concorrência e competição existem em todos os arranjos. Não é uma exclusividade do capitalismo.

Consequentemente, o correto seria dizer que o capitalismo (ao menos no ideal laissez-faire) é um sistema baseado em transações livres e voluntárias de bens e serviços, transações estas que ocorrem na ausência de coerção física, roubo, compulsão ou fraude, e é baseado no direito fundamental de ter e acumular propriedade.

Ou, em nome da brevidade: o capitalismo é um sistema de trocas voluntárias, baseado no direito de ter propriedade.

Sendo assim, é até possível concluir que o capitalismo é, com efeito, o sistema que mais apresenta as características de cooperação. Afinal, no capitalismo, a competição significa que os produtores têm de se esforçar para agradar seus clientes, e eles terão de agir assim exatamente porque visam ao seu interesse próprio. Em outras palavras, os vendedores cooperam com os consumidores, atendendo às suas necessidades e preferências.

Dado que há escassez, sempre haverá competição — em qualquer sistema

Não é a existência da propriedade privada ou da livre transação de bens que gera a concorrência. O que gera a concorrência é a escassez.

Em qualquer situação em que haja escassez de recursos, haverá alguma forma de competição pela apropriação destes recursos (bem como para decidir a maneira como esses recursos serão alocados).

Se houver um sistema que permita trocas voluntárias, alguma competição surgirá naturalmente neste arranjo. Mas a competição também surgiria em qualquer outro sistema. Mesmo se existisse uma sociedade completamente comunista, que fosse inteiramente planejada por um comitê central, e que não praticasse absolutamente nenhuma transação envolvendo dinheiro, ainda assim haveria competição, e por um motivo incontornável: o tempo das pessoas sempre será limitado.

Se você fosse, por exemplo, um cineasta nesta sociedade comunista utópica, você provavelmente iria querer que o máximo possível de pessoas assistisse ao seu filme. só que todos os outros cineastas iriam querer o mesmo. Isso colocaria você em concorrência direta com eles. Podemos então concluir que o comunismo também é um sistema baseado na competição? É certo que você estaria competindo pelo único cliente: o patrocínio do estado. Corrupção e compadrio certamente seriam o inevitável resultado. Quem terá seu filme financiado? Quem não terá? Quem ganhará o altamente cobiçado emprego de cineasta em vez do nada desejável emprego de varredor de rua ou de recolhedor de lixo? Como conseguir favores das autoridades? A competição será selvagem. Mas, em vez de ser decidida pelas transações livres e voluntárias dos espectadores, dos investidores e dos cineastas, ela será decidida por uma autoridade do comitê central — e de maneira bastante autoritária, eu apostaria.

A competição, em suma, continuaria existindo. Ela apenas seria de outra natureza: em vez de produtores competindo entre si para conseguir clientes, eles irão competir entre si para ver quem obtém mais favores da poderosa e corrupta estrutura do estado.

A competição é simplesmente uma característica inerente ao fato de que vivemos em um mundo de escassez. Ela existiria em qualquer outro sistema econômico. O socialismo não pode abolir a competição. Assim como nenhum outro sistema.

O custo de oportunidade significa que a competição está em todos os lugares

Quando você finalmente constata essa realidade, você percebe que a escassez faz com que a competição esteja muito além da economia.

Por exemplo, imagine que dois amigos distintos me convidem para um jantar em suas respectivas casas na mesma noite. Eu, obviamente, terei de optar por apenas um, o que fará com que o outro fique sem minha companhia. Isso por acaso significa que a amizade é um sistema baseado na competição?

Não podemos nos encontrar com todos os nossos amigos o tempo todo, ou mesmo com todos eles ao mesmo tempo. E, mesmo se conseguíssemos, teríamos de dividir nossa atenção entre eles. Adicionalmente, não somos íntimos de todos eles, de modo que apenas alguns serão realmente amigos. Não dá para ser amigo íntimo de todos. Tudo isso significa que inevitavelmente teremos de fazer escolhas. E, com elas, renúncias. No final, não importa quais critérios você utilizará para escolher quais amizades priorizar: você estará optando e decidindo; escolhendo alguns e isolando outros. Em alguns casos, você pode acabar isolando pessoas que adorariam ter a sua companhia. Mais: ao optar por priorizar amizades, você terá de sacrificar outras atividades que gostaria de fazer, apenas para ficar na companhia deles.

Estes são fatos básicos da vida, pelos quais todos nós já passamos. Mas eles não fazem com que a amizade seja vista como um sistema de competição.

Similarmente, no mercado, nossos recursos e tempo são limitados. Estamos, a todo o momento, fazendo juízos de valor, escolhendo quais produtos e serviços iremos consumir tendo por base a utilidade que imaginamos que eles nos trarão. Ao fazermos isso, sacrificamos algumas opções em prol de outras. Talvez iremos escolher uma cafeteria que tenha o café mais saboroso. Ou então aquela que tem o melhor ambiente. Ou talvez aquela que é mais próxima. Ou aquela outra cujo serviço é o melhor. Ou então aquela que é a mais barata. Ou quem sabe aquela a que sempre fomos e com a qual estamos mais familiarizados. Ou talvez aquela que implantou atitudes mais “socialmente conscientes” — a que sempre privilegiou a contratação de deficientes físicos, por exemplo. O fato é que nós decidimos.

Cada provedor de serviços acredita que irá se beneficiar de nossa clientela e fará diversas tentativas de nos atrair, seja melhorando a qualidade dos serviços, seja reduzindo (os mantendo baixos) os preços, o que corretamente podemos identificar como uma forma de competição. Dado que seres humanos não são infalíveis, em algumas ocasiões alguém irá comprar um café do qual não irão gostar; mas, no longo prazo, a competição tenderá a ser vencida por aqueles que agradarem de maneira melhor e mais consistente seus clientes.

Os benefícios da liberdade de escolha

O fenômeno realmente miraculoso que ignoramos ao concentrarmos nossa atenção na concorrência é a própria capacidade que temos de fazermos escolhas.

Por exemplo, suponha que dois eventos comerciais estejam ocorrendo na mesma tarde. Cada cliente potencial irá escolher aquele evento que mais lhe seja atraente, utilizando para isso uma variedade de critérios subjetivos. Entretanto, simplesmente dizer que esses dois eventos são “concorrentes” seria ignorar completamente o ponto essencial: os frequentadores destes eventos (que são muito mais numerosos que os organizadores destes eventos) podem escolher entre dois eventos. Muito melhor ter a opção de dois (e inclusive optar por nenhum) do que ter apenas a opção de um. Com efeito, pode até ser possível ir aos dois na mesma tarde, sacrificando o tempo que ficam em cada um.

Sendo assim, a realidade é que há muito mais cooperação envolvida no ato fornecer bens e serviços às pessoas do que há competição. Para conseguir fazer qualquer coisa no mercado, você tem de cooperar com compradores, vendedores, administradores, gerentes, empregados, fornecedores, clientes, anunciantes, promotores de eventos, comerciantes, negociantes, compradores coletivos etc.

O clássico ensaio Eu, o Lápis ainda continua sendo o melhor exemplo ilustrativo disso: quando você se dá conta da quantidade de pessoas, nos mais distintos lugares do mundo, trabalhando conjuntamente para fabricar um simples lápis de madeira — e cada um buscando apenas seus próprios interesses financeiros –, é inevitável não se maravilhar ao constatar como realmente funciona todo este arranjo empreendedorial. Essas pessoas, que nem se conhecem, estão atuando em conjunto, em cooperação, e o resultado é que você consegue comprar um lápis — algo que jamais conseguiria fabricar sozinho — por centavos.

A competição no mercado é o que permite a escolha em meio à escassez

Dado que os recursos são escassos e o tempo sempre é limitado, as pessoas têm de fazer escolhas. Consequentemente, a competição sempre será uma parte inerente a todo e qualquer sistema econômico. Enquanto vivermos em um mundo caracterizado pela escassez, haverá competição.

A característica precípua do capitalismo de livre mercado não é a competição, mas a liberdade de escolha. Pessoas que criticam a competição no capitalismo estão, na prática, pedindo para que o estado substitua a competição entre produtores para ver quem obtém mais consumidores voluntários por uma competição entre produtores para ver quem obtém mais favores do governo. Em vez de produtores tentando convencer consumidores a voluntariamente gastar seu dinheiro em uma ampla variedade de bens e serviços, cada vez mais vastos, teremos produtores tentando convencer políticos a coercivamente tomar dinheiro da população para lhes repassar na forma de subsídios e demais protecionismos.

Compare o arranjo capitalista com arranjos corporativistas e socialistas: em todos há competição, mas apenas no primeiro há liberdade de escolha para os indivíduos.

Compare o livre mercado com outros sistemas nos quais a competição é feroz para ver quem consegue obter mais favores de burocratas em cargo de poder: é nestes que realmente há a “lei da selva” e a “sobrevivência do mais forte”.


Antony Sammeroff é apresentador do canal Scottish Liberty Podcast

Fonte: Mises Brasil

Um novo dia raiou na Argentina

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Foto: Martin Sanchez/Unsplash

Javier Milei é o novo presidente da República Argentina! Pela primeira vez, a Argentina, e a América Latina, tem um presidente declaradamente anarcocapitalista. A vitória de Milei representa, acima de tudo, a derrota do Kirchnerismo, do Peronismo e do Socialismo que há décadas dominam a política argentina.

A vitória de Milei representa também um novo capítulo para as ideias de liberdade na tão sofrida América Latina: na Venezuela de Nicolás Maduro e do bolivarianismo chavista; na Colômbia de Gustavo Petro, das guerrilhas e do narcotráfico; no Chile de Gabriel Bóric e da tentativa fracassada de criar uma Constituição progressista; na Bolívia de Luis Arce e de Evo Morales; no México de Andrés Obrador e da violência dos cartéis; na Nicarágua de Pedro Ortega e da perseguição religiosa; no Brasil do lulopetismo e da democracia relativa. O segundo maior país da América Latina nos mostra que há esperanças.

A oportunidade perdida: Mises em Buenos Aires

Em 1959, Ludwig von Mises visitou a Argentina e palestrou em Buenos Aires para uma palestra formada por jovens estudantes, jornalistas, professores e empresários. Dado o desconhecimento do grande público sobre as teorias econômicas e políticas, Mises falou de maneira simples, porém assertiva, sobre capitalismo, socialismo, intervencionismo, política econômica, inflação e outros temas. Suas palestras foram transcritas e se tornaram o livro mais vendido de Mises: As Seis Lições.

A oportunidade que se apresentou a Mises e às ideias da liberdade pareceu perfeita. Mises rogava aos argentinos que fugissem do populismo peronista e dos presidentes militares, ambos igualmente intervencionistas. O professor Iorio descreve o evento:

“Mostra Ludwig von Mises que a melhor política econômica é aquela que limita o governo a criar as condições que permitem aos indivíduos perseguirem seus próprios objetivos e viverem em paz e que a obrigação do governo é simplesmente proteger a vida e a propriedade para permitir que as pessoas desfrutem da liberdade e da oportunidade de cooperar e de efetuar trocas entre si. Assim, o governo deve criar o ambiente que permita que o capitalismo possa florescer”.

Naquela época, o ditador Juan Domingo Perón, depois de anos de governos desastrosos que destruíram a economia argentina, estava exilado. Ele era o presidente desde 1946, mas foi deposto e forçado a sair do país em 1955.

Perón é um símbolo do populismo latino-americano e serve de inspiração para os economistas socialistas que o seguiram na Argentina. O peronismo, como ficou conhecida sua corrente política, nada mais é do que uma variação latino-americana do socialismo e do fascismo: estado forte, indivíduo fraco. Aqui no Brasil, tivemos um fenômeno semelhante, o Varguismo, representado pela figura do ditador fascista e populista Getúlio Vargas.

As palestras de Mises não surtiram o efeito desejado no público argentino. De fato, Perón voltaria à Argentina e seria eleito presidente em 1973. Sua segunda esposa, Isabelita Perón, foi sua vice-presidente e, após a morte de Juan Perón, assumiu o governo. Mas as seguidas e insustentáveis acusações de corrupção provocaram sua deposição em março de 1976.

Na conturbada história política argentina, não muito diferente do restante da América Latina, observou-se uma alternância entre governos populistas e socialistas e governos militares intervencionistas. Desde a década de 1990, as ideias peronistas permaneceram quase sem trégua no poder, entregando anos de inflação e dívida. A situação se tornou insustentável no começo dos anos 2000.

Mas a resposta às dificuldades econômicas e sociais do país foram das piores possíveis: dobrar a aposta. Um novo nome populista surgiu na Argentina: o Kirchnerismo. Não se tratava de uma grande novidade, já que representava a continuidade do peronismo, mas serviu para renovar as ideias socialistas no país.

Primeiro com Néstor Kirchner e depois com Cristina Kirchner, o peronismo do século XXI não foi muito diferente: mais inflação, corrupção, dívida e pobreza. Nem mesmo o respiro conservador de Maurício Macri foi capaz de corrigir os problemas. E a chegada de Alberto Fernández só pioraria a situação.

A Argentina, que no início do século XX figurava como um dos mais ricos, então a sexta maior economia do mundo, hoje amarga 40% de sua população na pobreza e inflação de preços na casa dos 140%.

Uma nova oportunidade: o fenômeno Milei

Mas nem tudo se perdeu e, 64 anos depois daquela visita de Ludwig von Mises, o povo argentino abraçou uma nova oportunidade.

Javier Milei ganhou proeminência na segunda metade da década de 2010, participando de debates calorosos na televisão, em que denunciava o socialismo e defendia as ideias da liberdade. Seu perfil combativo e sua retórica agressiva, somados à deterioração da economia argentina, lhe valeram uma exponencial popularidade.

Milei entrou na política em 2020, quando se juntou à coalização La Libertad Avanza. Identificando-se como anarcocapitalista, Milei defendeu o “liberalismo duro e puro” para derrotar o socialismo. Sua filosofia se resume ao respeito aos projetos de vida dos outros, ao princípio da não-agressão e à defesa da propriedade privada e de mercados desimpedidos.

Eleito deputado em 2021, o fenômeno Milei não parou de crescer. A destruição da economia pelos peronistas-kirchneristas tornou a candidatura de Milei à presidência um imperativo. Em seu plano de governo, Milei não se furtou apenas a denunciar os problemas, mas realmente apontou o caminho para as soluções.

A inflação, que chega a três dígitos, é um roubo perpetrado pelo banco central, explica Milei. A solução? O fim do banco central. Sua marca registrada durante a campanha eleitoral foi a serra elétrica, para simbolizar sua missão de reduzir drasticamente o tamanho do estado argentino. Milei também defende a desregulamentação do mercado legal de armas, a dolarização da economia, a adoção de vouchers educacionais para substituir as escolas públicas, o fim da obrigatoriedade da educação sexual integral, a reforma judicial e a modernização do mercado de trabalho, entre outras propostas.

Um novo dia raiou na América Latina

Passaram-se 64 anos desde as palestras de Mises em Buenos Aires e, hoje, Milei é o presidente eleito. Naquela ocasião, Mises visitou o país a convite de Alberto Benegas Lynch. Por coincidência, ou não, seu filho, também chamado Alberto Benegas Lynch, é o mentor de Javier Milei. “Ideias, e somente ideias, podem iluminar a escuridão”, ensinou Mises.

Só o tempo vai dizer se Milei, o primeiro presidente declaradamente anarcocapitalista da América Latina, será capaz de imprimir as mudanças que a Argentina tanto precisa. Mas o sinal que sua eleição envia a toda América Latina nos renova. Há esperança!


Samuel Vaz-Curado é mestre em Economia pela Universidade Federal de Sergipe.

Fonte: Mises Brasil

Javier Milei não é o problema da Argentina

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O Banco Central da Argentina não precisa desvalorizar o peso devido à vitória de Javier Milei nas primárias. O Banco Central da Argentina e o governo peronista vêm desvalorizando o peso e afundando a moeda há anos. A desvalorização de agora não é por conta de Milei, mas porque o Banco Central ficou sem reservas.

A Argentina não enfrenta uma ameaça “antissistema” ou de “extrema direita”. Eles já têm um governo de extrema esquerda e antissistema: as políticas monetárias e fiscais extrativistas e confiscatórias do socialismo do século XXI, defendidas pela peronista Cristina Kirchner. Essa é a chamada política monetária “inclusiva”, como a denominou Axel Kicilloff, ex-ministro da Economia de Cristina Kirchner.

A política peronista de máximo intervencionismo, bem como irresponsabilidade fiscal e monetária, destruiu a Argentina e deixou o Banco Central sem reservas.

O peso perdeu mais de 90% do seu valor em relação ao dólar americano desde que Alberto Fernández assumiu o cargo, e a inflação na Argentina já ultrapassa os 120% anualizados, com mais de 40% da população vivendo na pobreza.

Descontrole monetário

Nos anos dos governos do “socialismo do século XXI” de Cristina Kirchner e Alberto Fernández, um aumento completamente descontrolado da base monetária destruiu a moeda local. O governo de centro-direita de Mauricio Macri, que tomou posse brevemente entre Kirchner e Fernández, cometeu o erro de pensar que medidas graduais e suaves poderiam conter a espiral inflacionária, especialmente porque não considerou as evidências da bomba-relógio deixada por Cristina em compromissos futuros de emissão monetária por meio de dívidas de curto prazo a taxas muito elevadas acumuladas no Banco Central (Leliq, Lebac e Pases).

Essa dívida remunerada pelo Banco Central cresceu em 22 bilhões de dólares americanos equivalentes durante os anos de Cristina Kirchner. O governo Macri reduziu a dívida em 26 bilhões de dólares. Estas emissões de dívida “remunerada” do Banco Central são futuros aumentos da base monetária e inflação garantida.

O governo de Alberto Fernández deixou uma bomba-relógio de Leliq e Pases que ultrapassa os 12% do PIB. Assim, é garantida uma desvalorização gigantesca do peso, uma vez que os passivos do Banco Central excedem várias vezes as suas reservas. É por isso que o Banco Central deve desvalorizar o peso.

Segundo dados publicados pelo Banco Central da República Argentina em agosto de 2023, a Argentina realizou a maior experiência monetária da região, perdendo apenas para a Venezuela. A base monetária aumentou 46,2% ao ano, 117,2% em dois anos e 172% em três anos. No entanto, a base monetária, incluindo os depósitos e o referido Leliq, disparou 392,6% em três anos. Esse desastre é o legado deixado pelo governo Fernández.

Expropriação de riqueza no mercado cambial

O peronismo abraçou o “socialismo do século XXI” e implementou os mais prejudiciais “grampos cambiais” (cepo cambiario), que drenam as reservas dos setores exportadores e os forçam a converter os seus dólares a taxas de câmbio fictícias. Esse é um roubo patrocinado pelo estado que destruiu a entrada de novas reservas no país. Em vez de maximizar as reservas, esta política travou o crescimento das exportações.

Com a recente criação do chamado “dólar soja”, uma taxa artificial para os produtores agrícolas liquidarem sua moeda estrangeira, existem mais de dez taxas de câmbio na Argentina.

Como pode um país ter dez taxas de câmbio em relação a uma moeda? A resposta é simples. Todas essas taxas de câmbio impostas pelo governo são formas de expropriação de riqueza para confiscar os dólares dos exportadores e dos cidadãos a uma taxa irrealista.

O governo expropria os destinatários dos dólares americanos com uma troca pelo peso que o próprio governo não encontraria em nenhuma transação no mercado aberto.

Essa loucura monetária financia gastos políticos descontrolados, já que o estado argentino não pode ser financiado através de dívida, pois não há confiança na sua solvência como emissor, uma vez que entrou em default em diversas ocasiões.

Não existe uma verdadeira procura local ou global de pesos, pois os investidores e os cidadãos sabem que o governo continuará a imprimir moeda sem controle.

Peso, uma moeda sem valor

Na Argentina, em 57% das províncias, o emprego estatal é maior que o emprego privado. O estado aumenta os gastos públicos mais do que as receitas fiscais e a inflação, financiando-os através da impressão de mais pesos, o que cria mais pobreza e uma inflação mais elevada. Entretanto, a tributação implementada pelos governos peronistas é uma das mais confiscatórias da região, atingindo 106% dos lucros de uma pequena/média empresa que paga todos os seus impostos, segundo o relatório Doing Business.

Assim, o governo promete enormes subsídios numa moeda que perde constantemente valor e se apresenta como a solução para o problema criado pelas suas próprias políticas fiscais e monetárias. O peronismo “doa” dinheiro que é impresso massivamente e não tem valor. O resultado: mais de 18 milhões de cidadãos pobres.

Muitos grandes economistas argentinos analisaram detalhadamente a importância da dolarização para acabar com essa espiral de incentivos perversos que leva o governo a tornar os cidadãos mais dependentes através da emissão de uma moeda sem valor nem procura. De Nicolas Cachanosky a Steve Hanke e muitos outros, lembram-nos que o Equador, o Panamá ou El Salvador dolarizaram com sucesso.

O problema da Argentina não é a dolarização, mas a evidência de que possui uma moeda inviável e fracassada. A Argentina já está em grande parte dolarizada, porque os cidadãos estão fugindo da moeda local.

Por que o peso é uma moeda sem valor? Porque o governo e o Banco Central têm implementado a sua própria Teoria Monetária Moderna sob a ideia de que os problemas do país podem ser resolvidos através da emissão de mais moeda. Após anos de destruição monetária, a procura global e nacional pelo peso está em mínimos históricos.

O peso é, novamente em 2023, uma das piores moedas do mundo em relação ao dólar americano, enquanto o aumento da base monetária do Banco Central da Argentina é de insanos 46% no acumulado do ano até aqui. E algumas pessoas se perguntam por que a inflação está acima dos 120%.

O problema não é o Milei

Não, a Argentina não enfrentará um abismo se Milei se tornar presidente. A Argentina, um país rico e com enorme potencial, já está no abismo.

Tal como o Chavismo na Venezuela, os governos peronistas destruíram a moeda e o tecido produtivo para impulsionar os gastos políticos e transformar o país num deserto econômico, onde os salários e as poupanças dos cidadãos são confiscados através de elevados impostos diretos e indiretos, inclusive o imposto inflacionário.

Milei quer acabar com essa insanidade monetária e fiscal com políticas que não sejam radicais, mas sim lógicas. Acabar com a monetização insana dos gastos do governo, acabar com as perigosas medidas inflacionárias do Banco Central, dolarizar, cortar gastos políticos excessivos, reduzir os impostos, abrir a economia e permitir que o livre comércio e o investimento fluam de volta para a Argentina.

Algo está muito errado no mundo desenvolvido quando alguns consideram Milei um radical perigoso e nada dizem sobre o radicalismo implementado nos anos Fernández-Kirchner.

A Argentina deve implementar políticas fiscais e monetárias sérias para alcançar o seu enorme potencial. As propostas de Milei não são antissistema, são pró-lógica.

O problema da Argentina não é Milei. O problema é que implementaram ponto a ponto as políticas fiscais e monetárias que muitos dos chamados partidos “progressistas” exigem.


Daniel Lacalle é Ph.D. em economia, gestor de fundos de investimentos, e autor do livro “Escape from the Central Bank Trap”.

Fonte: Mises Institute

Os gastos do governo impedem a criação de riqueza

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Bem, essa foi uma das experiências de corte de cabelo mais interessantes que tive nos últimos tempos. A senhora que corta meu cabelo disse à colega que está atrasada no pagamento do carro. A outra senhora respondeu que ela também estava e as duas riram.

A segunda, porém, ressaltou que seu carro está quebrado e ela não tem condições de arcar com o conserto. Então, alguém disse que seu carro estava na oficina há semanas e ele não conseguia retirá-lo. Depois, outra disse que o pagamento do seguro do seu carro havia aumentado e que ela estava pensando em se mudar apenas dois quarteirões para escapar do bairro de alto prêmio.

Finalmente, interrompi essas histórias de tristeza e fiz uma pergunta normal. O que está acontecendo por aqui? Alguém disse: “Estamos sem dinheiro”. Todos concordaram. Não há dinheiro e os contracheques não cobrem as contas, então eles estão fazendo malabarismos de maneiras estranhas, uma no final deste mês e outra no final do mês seguinte.

Fiquei curioso sobre tudo isso e comecei a me aprofundar. Essas taxas de empréstimo são ajustáveis ​​e alteradas com as novas taxas? Não, esse não é o caso. O problema é que, embora os salários pagassem as contas há alguns anos, agora tudo está muito mais caro e os aumentos não acompanham. Economizar dinheiro está fora de questão. Neste ponto, eles estão apenas tentando manter os cobradores afastados.

Alguma dessas coisas lhe parece familiar? Aposto que sim. É uma experiência normal hoje em dia, de tal forma que a classe média está sendo espremida pelos dois lados. Eles estão profundamente endividados, mas não podem vender carros ou casas porque teriam de adquirir novos e contrair dívidas muito mais caras. Então, eles se apegam ao que têm.

Em termos reais, tudo está muito mais caro hoje do que há três anos.

Nunca ouvi essas conversas em um cabelereiro antes. As pessoas são muito abertas sobre isso porque sabem que outras pessoas compartilham os mesmos problemas, eliminando assim a vergonha. É uma situação compartilhada. Entretanto, temos as principais mídias dizendo que a economia está em alta e crescendo de forma robusta. Neste ponto, cabe a pergunta: crescendo para quem? Não para a classe de pessoas que antes contava com um bom emprego como forma de pagar as contas.

Compreensivelmente, todo esse problema deixou muitas pessoas de mau humor. Elas estão brigando com os amigos e irritadas com os problemas financeiros que forçaram um grande número de pessoas a reduzir seus gastos, e voltam um olhar invejoso para os ricos, o que pode ser perigoso. Este declínio gradual nos padrões de vida se expressa numa incivilidade crescente, que se manifesta de formas estranhas, desde queixas públicas na barbearia até furtos organizados em lojas de varejo da rua.

No entanto, não chamamos isso de recessão, embora todos os sinais concretos mostrem que já estamos numa. As receitas fiscais do governo caíram vertiginosamente, exatamente como em todas as recessões anteriormente declaradas desde a Segunda Guerra Mundial. As razões são duas: a taxa de desemprego e o produto nacional bruto positivo.

Os números do trabalho são claramente distorcidos pelo abandono do mercado de trabalho e pela dupla contagem de múltiplos titulares de empregos. Pessoas que trocam empregos em tempo integral por vários empregos de meio período não sinalizam uma boa saúde econômica.

Chegou a hora de falar sobre o Produto Interno Bruto (PIB). As manchetes, como esperado, estavam repletas de entusiasmo porque os dados mostram um aumento anualizado de 4,9% no terceiro trimestre. A CNN diz que esse crescimento é “impressionante”.

Passei a desconfiar de qualquer notícia que utilize este termo: é uma exortação sobre como você deve responder.

Talvez seja melhor apenas nos atermos aos fatos. Hoje em dia, nada é o que parece. Por exemplo, o Departamento de Comércio reporta um aumento de 4,9% no PIB real no terceiro trimestre, conforme dados anualizados. Mas se você observar a mudança ano a ano, verá que é de apenas 2,9%. Aqui está um exemplo de como esses relatórios são sensíveis à forma como você os renderiza.

Vamos olhar mais de perto.

O que entra no cálculo do PIB? A fórmula é: a soma do consumo (C), investimento (I), despesas governamentais (G) e exportações líquidas (X—M). C é um cálculo dos gastos do consumidor, mas não inclui a dívida crescente. Investimento é o que as empresas gastam em plantas, pesquisas, equipamentos e assim por diante. Ambos dependem fundamentalmente de técnicas de coleta precisas, e estas estão quebradas há anos.

Quanto às despesas, são despesas do governo e isso é um absurdo. Os gastos do governo prejudicam a criação de riqueza. Apenas o fóssil keynesiano mais obstinado acreditaria no contrário e, no entanto, esta falácia continua. E os dados comerciais são distorcidos por um estranho preconceito mercantilista que supõe que as exportações são sempre boas e as importações más.

Veja, não existe nenhuma máquina mágica no céu que observe as operações do mundo e produza um número para nos dizer se estamos ganhando riqueza ou não. Nesses enormes agregados sempre entram e saem lixo. Eles também estão seriamente sujeitos à manipulação política, e juro que nenhuma administração presidencial brincou mais com esse truque do que a administração Biden.

O lançamento mais recente é mais uma prova disso.

Uma análise mais detalhada mostra dois grandes drivers: mais gastos dos consumidores, o que não é nenhuma surpresa, e um aumento muito grande nos gastos do governo nos níveis federal e estadual. Os gastos do governo federal aumentaram 6,2%, com uma grande parcela desse valor em gastos militares (aumento de 8%). Isso explica por que a dívida pública aumentou em 600 bilhões de dólares num mês! Isso está fora de controle, é uma loucura e ainda assim está sendo transformada em crescimento econômico.

É verdade que o investimento também aumentou, mas quando se analisa isso, o maior aumento se verifica nos produtos de propriedade intelectual, o que significa navegar na espessura das patentes de medicamentos, softwares e diversas implementações técnicas. Não é o lugar para uma discussão extensa sobre este tema (talvez algum dia), mas isto não é crescimento econômico. É um custo de regulamentação, como qualquer pessoa nas indústrias afetadas pode dizer. É preciso algum malabarismo extremo para transformar esta confusão numa contribuição para a riqueza nacional.

Quanto aos gastos do consumidor, aumentaram, mas veja só: os gastos pessoais no trimestre caíram para 3,8%, o que é extremamente baixo. É ainda mais alarmante que isto aconteça na presença de taxas de juro muito mais elevadas. Você pode ser pago agora por economizar dinheiro pela primeira vez em uma década e meia. O problema é que as pessoas não têm rendimento discricionário para tirar vantagem das novas taxas de poupança.

E por falar em rendimento disponível, aqui vai um detalhe devastador que não consta no comunicado do governo e nem nas tabelas principais. Você só pode encontrá-lo listado em “aditivos”. O rendimento pessoal disponível é totalmente negativo, caindo 1% no terceiro trimestre. Este pequeno fato desagradável não é relatado em nenhuma notícia que eu tenha visto, e isso acontece porque o Bureau of Economic Analysis não o publicou no comunicado.

Consideremos tudo isto: enormes aumentos nas despesas públicas, aumento do endividamento, queda das poupanças e queda do rendimento disponível. Vamos apenas recorrer à intuição humana normal aqui. Parece que isto é um crescimento econômico para comemorar?

Como mostra E.J. Antoni, tudo o que aparentemente é bom neste relatório vai, na verdade, ser subtraído do crescimento econômico no futuro.

Estou começando a acreditar que você pode aprender muito mais sobre as realidades econômicas ouvindo atentamente na barbearia do que lendo comunicados de agências de estatísticas. E, aliás, quando os números recentes forem revisados cada vez mais para baixo, isso não será notícia.


Jeffrey Tucker é diretor-editorial do American Institute for Economic Research. Também gerencia a Vellum Capital, é pesquisador sênior do Austrian Economic Center in Viena, Áustria.

Fonte: Originalmente publicado em The Epoch Times

Ayn Rand previu o assalto aos contribuintes brasileiros

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Imagine ser empresário em um país onde o Estado aumenta erraticamente a carga tributária para fazer frente às crescentes despesas públicas, e os agentes públicos abertamente afirmem ser uma obrigação dos mais ricos pagar mais tributos para equilibrar o orçamento e beneficiar os mais pobres com políticas públicas.

Em A Revolta de Atlas, romance publicado em 1957, Ayn Rand elabora uma intrincada distopia na qual a sociedade norte-americana passa a ser governada por um governo totalitário que exerce controle absoluto sobre a economia e a vida das pessoas. Na obra, o governo impõe coercitivamente a equidade na sociedade, de modo que os empresários mais bem-sucedidos são obrigados a contribuir cada vez mais com recursos para a execução de políticas redistributivas. Diante dessa opressão, os indivíduos talentosos optam por abandonar a sociedade e construir uma comunidade secreta, na qual podem conduzir as suas vidas de acordo com os seus próprios valores. Como resultado dessa “greve de produtores”, acentua-se o declínio econômico provocado pelo próprio governo, até o ponto do total colapso da sociedade.

A provocação inicial parece dizer respeito à obra A Revolta de Atlas, mas, na verdade, faz referência ao Brasil, que repete com semelhança surpreendente o roteiro da ficção. Para o atingimento das metas do recém-aprovado arcabouço fiscal, que instituiu mecanismos de controle do endividamento público, o Governo Federal tem promovido diversas de alterações na legislação tributária com o objetivo de aumentar a arrecadação.

Mais recentemente, os esforços para aumentar as receitas da União se intensificaram. Isso porque, em um espaço de apenas quatro dias, no mês de agosto de 2023, o Governo Federal:

• Em 31.08.2023, publicou a Medida Provisória nº 1.185/2023, para alterar no âmbito federal o tratamento fiscal conferido aos incentivos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços concedidos pelos Estados. Com essa Medida, o Governo estima arrecadar R$ 35,3 bilhões de reais em 2024;

• Na mesma data, encaminhou à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 4.258/2023, que revoga a dedutibilidade dos Juros sobre Capital Próprio na apuração do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Com a conversão do Projeto em Lei, o Governo estima arrecadar R$ 10,5 bilhões de reais em 2024;

• Em 29.08.2023, encaminhou à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 4.173/2023, que dispõe sobre a tributação da renda auferida por pessoas físicas residentes no Brasil em aplicações financeiras, entidades controladas e trusts no exterior. Com a conversão do Projeto em Lei, o Governo estima arrecadar R$ 7,05 bilhões de reais em 2024; e

• Em 28.08.2023, publicou a Medida Provisória nº 1.184/2023, para alterar as regras de tributação dos fundos de investimento no Brasil. Com essa medida, o Governo estima arrecadar R$ 13,28 bilhões de reais em 2024.

Como se vê, o Governo Federal projeta retirar dos contribuintes mais R$ 66 bilhões de reais, somente no ano de 2024, com essas quatro medidas, que continuarão produzindo efeitos nos anos seguintes.

Para além da constitucionalidade e da legalidade questionáveis de vários pontos dessas propostas, os quais gerarão um grave estado de insegurança jurídica, merece destaque a abordagem utilizada pelas autoridades públicas para validar politicamente, perante a opinião pública e o Congresso Nacional, alterações tributárias tão impactantes.

Com frequência, observa-se manifestações dos gestores públicos e políticos alinhados à atual gestão federal no sentido de que a cobrança de mais tributos sobre certos contribuintes ou operações corrigiria um problema moral, já que os ricos sempre se beneficiam da possibilidade de realização de planejamentos tributários, ao passo que a renda dos mais pobres é proporcionalmente mais impactada pela carga tributária.

Para essa corrente de pensamento, tal como se verifica na distopia de A Revolta de Atlas, os ricos no Brasil teriam uma responsabilidade moral de entregar mais recursos para o Estado, que, por sua vez, teria a função de redistribuir tais recursos para as demais camadas da população, mediante alguma forma de incentivo ou benefício concedido pelo próprio Estado. Em outras palavras, no Brasil, caberia à legislação tributária o papel de catalisar a justiça social redistributiva.

Essa perspectiva ficou recentemente em evidência após o anúncio da correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física e da ampliação da faixa de isenção. O Governo Federal estimou que essa alteração reduziria a receita da União em R$ 3,2 milhões ainda no ano de 2023, mas que tal perda seria reduzida pela criação de um mecanismo de tributação de bens e direitos mantidos por brasileiros no exterior. Trata-se da materialização jurídica da orientação política de que, “para o pobre pagar menos tributo, o rico tem que pagar mais tributo”, necessariamente.

Ao mesmo tempo, não se verifica entre os defensores desse modelo de justiça social um envolvimento equiparável nas discussões sobre a redução das despesas públicas, para que aumentos de carga tributária se tornem, no mínimo, evitáveis. De acordo com levantamento do Tesouro Nacional, as despesas do Governo Central aumentaram 18,9% de 2021 (R$ 2,730 trilhões de reais, ou 30,68% do PIB) para 2022 (R$ 3,246 trilhões de reais, ou 32,74% do PIB).

A despeito desse alarmante crescimento das despesas públicas sob a gestão anterior, o atual Governo Federal não dá indícios na comunicação com a população de que priorizará a revisão das despesas públicas como forma de buscar um equilíbrio no orçamento e controlar o endividamento. Pelo contrário, as medidas adotadas em agosto (que se somam a diversas outras implementadas desde o início de 2023) demonstram aquilo que já se afirmou: (i) primeiro, que o foco será o aumento da carga tributária; (ii) segundo, que a legitimação política dessa opção reside no discurso de promoção de uma justiça social que exige do rico o pagamento de mais tributos.

Ainda que pertencente ao gênero da ficção, A Revolta de Atlas antecipa uma série de consequências decorrentes dessa concepção de justiça social, que se verificam, na prática, em razão de alterações na legislação cada vez mais agressivas: insegurança jurídica, redução da capacidade de investimento das empresas, em particular com a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias e processos, interrupção de geração de novos postos de trabalho e inibição do empreendedorismo.

Se em A Revolta de Atlas a reação dos indivíduos mais produtivos e talentosos ao avanço das medidas governamentais sobre as atividades econômicas é abandonar a sociedade, no Brasil de 2023 a alternativa de curto prazo das empresas e empreendedores é buscar criativamente soluções para obter resultados positivos em suas atividades, a despeito dos inúmeros obstáculos criados pelo Governo. Todavia, em um horizonte mais amplo, a resposta provavelmente se dará por meio do apoio consistente a candidatos para mandatos políticos cuja visão política priorize o fomento da liberdade econômica (o que necessariamente passa pela redução da carta tributária e de sua complexidade) e a indispensável revisão das despesas públicas.

Em conclusão, as críticas às alterações da legislação tributária promovidas pelo Governo Federal, com o objetivo de sanear as contas públicas, não se destinam a defender qualquer tipo de privilégio para os mais ricos às custas dos mais pobres. Muito pelo contrário, defende-se que os agentes econômicos privados tenham mais liberdade para investir e empreender, de modo a se gerar mais prosperidade para todos, mais, inclusive, do que poderia ser alcançada por qualquer medida redistributiva.


Hugo Schneider é Associado III do Instituto Líderes do Amanhã.

Fonte: Instituto Liberal

Fiel ao princípio de que seus autores têm ampla liberdade de se expressar, o Instituto O Pacificador reitera que as opiniões dos autores não necessariamente representam o posicionamento do IoP diante das temáticas apresentadas.